VW Brasil
Sobre a VW Brasil
Qualquer brasileiro sabe: carro de qualidade e que vale o custo-benefício é só na Volkswagen. A empresa alemã conquistou o coração do nosso país e fez muito sucesso, principalmente com o Gol e o Fusca, os carros populares mais importante da história automobilística do Brasil.
A propaganda da Volkswagen é simples e clara (e para quem não entende alemão, lá vai a tradução): Das Auto. Ou seja, o carro. Não é um carro, mas sim o carro. Neste caso, o artigo faz toda a diferença.
E a Volkswagen pode se vangloriar disso boa parte devido à história brasileira da marca. Nascida na década de 30 na então Alemanha Hitlerista, a Volkswagen veio para o Brasil na década de 70, sendo uma das primeiras fábricas de automóvel por aqui.
Hoje a holding Volkswagen contém as marcas Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat, Skoda, Aston Martin e Volkswagen Caminhões. E nos últimos meses, a Porsche tornou-se a maior acionista do grupo, ultrapassando o número de ações do governo alemão da Baixa Saxônia (até então o grande detentor de ações).
Fábricas da VW Brasil
A Volkswagen veio para o Brasil para que a produção do Fusca viesse toda para cá – e para o México também. Para a Alemanha, não valia mais a pena continuar com a produção do carro que, já na época, estava atrasado para os padrões alemães.
Aos poucos, a Volkswagen Brasil passou a construir diversos tipos de carros, tendo diversas fábricas. Uma delas é a Volkswagen Motores, em São Carlos. A Volkswagen Caminhões e Ônibus está localizada em Porto Real, no Rio de Janeiro. Também há unidades em São José dos Pinhais, no Paraná e em Taubaté, São Paulo. A de São Bernardo do Campo é a matriz da Volkswagen aqui no Brasil.
Carro Volkswagen Gol
Sobre o Volkswagen Gol
O Gol é um dos carros mais populares do Brasil. Ele foi lançado em 1980 e é considerado um dos maiores sucessos da Volkswagen, sua fabricante. Ao todo, foram mais de 5 milhões de unidades produzidas e vendidas no país.
Para se ter uma ideia, no ano de 2009 o carro superou o popular Fusca em volume de vendas no Brasil. O Fusca também é um carro da mesma montadora, que foi inventado na década de 1930.
Na realidade, o Gol foi inventado por causa da necessidade de substituir o Fusca e fazer um carro popular mas um pouco mais elaborado, para concorrer com o Fiat 147 e o Chevette, de outras montadoras.
Gol Gerações
A primeira geração do Gol durou de 1980 até 1994. O modelo era mais quadrado, e foi reestilizado duas vezes. Durante esses anos, ele teve edições especiais em homenagem à Copa do Mundo.
A segunda geração levou uma capota totalmente nova, mais arredondada, e dessa todo mundo se lembra. Essa geração ficou conhecida como a do “Gol Bola”, contrastando com os modelos anteriores do carro. Nessa fase, ele teve três séries especiais: a Rolling Stones, a Atlanta e a Star.
A partir do ano 2000, começou a terceira geração do Gol. Ele foi reestilizado de novo, e ganhou uma série de edições especiais. Já na quarta geração, o carro ganhou novo painel, suspensão mais elevada e algumas outras alterações, que foram seguidas também na última e mais recente geração. O automóvel já ganhou, inclusive, o prêmio de carro do ano em 2008 na categoria popular pela revista Autoesporte.
Sobre a Volkswagen
O nome Volkswagen significa “carro do povo” em alemão, sua língua matriz. A fábrica produz carros populares desde a década de 30, com o Fusca, e hoje é uma das que mais vende no Brasil e no mundo. São vários os modelos recordistas em vendas de sua categoria que pertencem à Volks, e o principal deles é o Gol.