Volkswagen Saveiro
A Saveiro é um dos carros mais conhecidos do Brasil e trata-se de uma picape desenvolvida pela Volkswagen. O carro passou a ser produzido no país a partir de 1982 e até os dias de hoje faz muito sucesso. As principais concorrentes da Saveiro no mercado são o Fiat Strada, Chevrolet Montana e Ford Courier.
Desde os anos 80, a Saveiro sempre foi um carro desejado pela maioria dos jovens e chegou até a ganhar fama de carro de pessoas ricas, assim como o Gol. Entretanto, algum tempo depois a moda sobre a Saveiro esfriou um pouco, principalmente com a concorrência, e o modelo deixou de ser tão desejado assim.
No entanto, o Gol sempre foi líder de vendas, e como a Saveiro é totalmente baseada no Gol, os diretores da Volkswagen esperam que com a nova versão ela volte ao topo da categoria de picapes no Brasil. Em setembro de 2009 chegou ao mercado o novo modelo da Saveiro, baseado no Gol geração 5, e com algumas mudanças importantes no que diz respeito ao carro em si. Agora, a Saveiro terá versões com cabine simples e cabine estendida.
Design Saveiro
A dianteira da nova Saveiro é idêntica a do Gol geração 5, mas isso já não é nenhuma novidade porque desde o lançamento do carro na década de 80 os modelos eram totalmente parecidos com os do Gol, desde a primeira e agora até a quinta geração.
Mas o design traseiro da Saveiro mudou consideravelmente e foi a grande surpresa do novo carro.
A versão passada possuía portas bem pequenas, igual as de um Gol quatro portas, mas agora a Saveiro está maior e suas portas serão as de um carro duas portas. Além disso, a caçamba da nova Saveiro está maior e o carro ficou com mais cara de utilitário. Os faróis traseiros também mudaram em relação a versão passada e são bem diferentes dos do Gol.
Versões Saveiro
A nova versão da Saveiro chega ao mercado com três versões diferentes: a 1.6, Trend e Trooper. A primeira versão é indicada para aquelas pessoas que vão usar a Saveiro exclusivamente para o trabalho pesado, o que sempre foi a principal função da picape. As rodas já vêm de fábrica sem calota e os para-choques são totalmente de plástico. Além disso, o interior do veículo é mais simples e o acabamento também é totalmente de plástico.
Já a versão Trend é um pouco mais sofisticada do que a 1.6, com alguns itens de série a mais, mas as diferenças não são tão grandes. A Saveiro Trend já vêm com calotas, para-choques na cor do veículo, detalhes cromados no interior do veículo, janela traseira com grade, porta-objetos, faróis de parábola dupla, entre outros. Parece que é muita coisa, mas é o mínimo que um carro digno de passeio pode ter.
A versão Trooper é a top-de-linha e já sai de fábrica com lanterna e faróis de neblina, computador de bordo, direção hidráulica, ajuste de profundidade e altura do volante, janela traseira corrediça, rodas aro 15. Já na parte traseira um adesivo com o nome Saveiro diferencia a versão Trooper das demais, que apresentam o nome do carro em letras cromadas.
Fotos
Confira Fotos da Volkswagen Saveiro: