Volkswagen Parati
A Parati é um modelo de station wagon da marca alemã Volkswagen, tendo o seu design baseado principalmente no modelo do Gol, embora seja mais alongado. A perua começou a ser fabricada no ano de 1982 como derivada do veículo que mais vendeu no Brasil e no ano seguinte já fazia parte da linha oficial da marca. Na época, veio substituir dois modelos que estavam defasados e sem novidade para o público: as peruas derivadas do Variant II (produção até o ano de 1971) e da Brasília (deixou de ser produzida em 82).
Substituindo então a Brasília, que naquele ano tinha vendido um milhão de unidades em todo o país, a Parati copiava muitos aspectos mecânicos do Voyage, além de curiosamente ser uma station wagon de duas portas – só seria lançado o modelo com quatro portas muito tempo depois, em 1998. Na época, mais precisamente no ano de 84, fez sucesso e desbancou modelos tradicionais das outras marcas, como a Belina, da americana Ford, a Marajó, da americana Chevrolet e a Panorama, da italiana Fiat.
Dez anos após o lançamento, em 1992, a Parati já tinha catalisador de série, motor um ponto oito com 99cv. No ano de 1994, a station wagon entrava na sua segunda geração, copiando o design moderno do Gol, agora com direção hidráulica e motor de 109cv de potência. Nessa época, embora ainda só fosse disponibilizada nas versões de duas e três portas, começa a relação do modelo com o público jovem, que acabou sendo alvo das campanhas publicitárias da marca. Em 1996, a Parati perde a liderança de vendas na categoria de peruas para o Fiat Palio Weekend.
Gerações mais novas
Em 1999, a terceira geração surge com várias novidades que surpreenderam os clientes, principalmente o primeiro motor um ponto zero turboalimentado, além da linha Parati Crossover (que era uma versão esporte do modelo), com as opções um ponto oito flex chegando a até 106cv ou o dois ponto zero, com os clássicos 112cv. Possuía mais torque, suspensão de resistência e um design mais moderno e urbano, com detalhes diferenciados. Em 2004, é encerrada a produção do um ponto zero, que agora passava no mínimo para um ponto seis.
A quarta e última geração da Parati, a G4, veio na série especial Track & Fiel, além da Standart, que vinha com o equipamento básico de série (como ar condicionado, ABS, regulação de altura do banco, lanterna e faróis para neblina, além de sistema de rastreamento, direção hidráulica e espelhos retrovisores com controle. Em 2010, a Parati possui as versões Surf e Titan, sendo que no ano seguinte é encerrada a sua produção completamente. O lançamento do Space Fox, que foi iniciado ainda em 2006, pode ser considerado um substituto da Parati, que atualmente concorre com o Palio Weekend, o Chevrolet Meriva, o Fiat Idea, entre outros.
No site oficial da Volkswagen ainda é possível obter informações gerais sobre o modelo, bem como montar o seu pessoal de acordo com preferências específicas. A principal reclamação da Parati envolveu a fabricação do câmbio eletrônico, que em muitos casos resultou em problemas e custos adicionais, embora até hoje seja considerado um carro com excelente durabilidade, com bom aproveitamento de espaço, design moderno e ideal tanto para ambientes naturais como urbanos.
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