Volkswagen Gol
A origem da montadora se deu na década de 30 e o primeiro automóvel a ser fabricado foi o fusca, que acabou tendo repercussão mundial. O nome da empresa foi escolhido por Josef Ganz, um engenheiro alemão que pretendia a comercialização de um automóvel que pudesse ser comprado por todos, custando o mesmo que uma motocicleta, visto que a tradução do nome da fábrica é ‘carro do povo’. Durante a Segunda Guerra Mundial, a fábrica precisou parar a produção e só não teve que fechar as portas, devido a um major britânico, o Ivan Hirst. No pós-guerra Hirst decidiu utilizar a montadora para reparar veículos utilizados na Guerra e exibiu seu primeiro carro em 1945, o major havia pintado um dos carros da fábrica de verde e apresentou-o aos militares britânicos.
Como a Alemanha possuía poucos carros leves para transportes em geral, o Exército Britânico acabou encomendando 20.000 unidades do carro criado por Hirst. Os primeiros carros foram utilizados pelo correio alemão e pelas forças de ocupação do exército. Um ano após a fabricação dos carros, já estavam sendo produzidos 1.000 carros por mês, uma quantidade relativamente grande, uma vez que a fábrica ainda era muito rudimentar e possuía algumas avarias devido aos ataques da Guerra e os custos obtidos só davam para realizar as produções dos automóveis, deixando os mecânicos ainda sem fundos para consertos maiores nas instalações da fábrica.
Volkswagen Gol – Genuinamente brasileiro
O Gol é um automóvel de procedência brasileira, que possui comercialização em todos os países do Globo, porém em alguns lugares com designações diferentes. Seu lançamento se deu em 1980 e de lá para cá o automóvel se tornou o maior sucesso da VW do Brasil. As vendas do fusca foram superadas com a vinda do Gol, atingindo a marca de 5 milhões de unidades produzidas até os dias de hoje. O Gol já foi exportado para mais de 50 países, superando 1 milhão de unidades vendidas para países do exterior. Porém nem tudo são flores para o Gol, por causa do grande número de vendas, o automóvel foi eleito o mais roubado do Brasil, com um registro de mais de 20 mil unidades roubadas.
História
O mercado automobilístico dos anos 70 estava em ascensão e a VW do Brasil precisava de um carro que sucedesse o Fusca e também que pudesse enfrentar projetos de outros carros mais modernos que estavam sendo lançados na época, dentre esses o Fiat 147 e o Chevrolet Chevette. Os veículos europeus não atendiam as necessidades dos brasileiros que exigiam um carro que fosse mais robusto e resistente, fazendo com que a VW do Brasil repensasse na fabricação dos automóveis daqui. Foi aí que tiveram a ideia de criar um carro baseado no Golf, porém com um nome que remetesse aos esportes em especial ao esporte preferido dos brasileiros, o futebol. O carro então se chamaria Gol.
Gerações
A primeira geração do Gol conhecida também como ‘Gol Quadrado’ se deu em 1980 e o automóvel demonstrou possuir além de resistência, economia, com sua versão que podia ser utilizada com os combustíveis: álcool e gasolina. A comercialização da primeira geração se deu até o final de 1986. A segunda geração do Gol foi apresentada às lojas em 1994, conhecida como ‘Gol Bolinha’, possuía linhas mais arredondadas, mas o projeto ainda era o mesmo no que dizia respeito, à freios, motor e suspensão, sua comercialização se deu até 1997.
A terceira geração é introduzida ao mercado em 1999, conhecido agora como ‘Gol G3’ mudanças visíveis aconteceram e a produção se estendeu até 2005. Depois vieram outras versões como o Gol G4, Gol G5 e agora vai sair mais uma reestilização do Gol para 2013.