Vestibular 2012
Vestibular 2012
Sobre o Vestibular 2012
Por mais que em outros países a maneira de ingressar em uma instituição de ensino superior seja diferenciada, no Brasil ainda temos o sistema do vestibular. Estudantes de diversos colégios do país, sejam públicos ou particulares, se esforçam ao máximo para atingirem a pontuação necessária e conquistar uma vaga que facilitará suas vidas no futuro.
Condições básicas para vestibulares
Em 2012, alguns vestibulares já passam a adotar o sistema unificado em algumas universidades, enquanto outras optaram por continuar com o sistema tradicional. Para incentivar a adequação ao novo método de aprovação, o Governo ofereceu verba para as universidades que já implantassem o vestibular unificado.
Como várias universidades brasileiras planejam as provas de classificação duas vezes ao ano, sendo uma por semestre, essas já publicaram os editais de inscrição e até mesmo os manuais dos candidatos. Afinal, diversas regras devem ser cumpridas pelos candidatos para que não sejam desclassificados sem ao menos terem participado das provas.
Além disso, faculdades como a Fuvest e a Unicamp mantém as listas de leitura obrigatória para o vestibular desde a prova de 2010. Com a intenção de fechar um ciclo de tempo para essas leituras, as universidades estão dando uma chance a mais para os alunos conseguirem concluir as leituras dos livros.
Vestibular unificado em 2012
Entre as instituições de ensino superior do estado de São Paulo, algumas daquelas que já confirmaram a adesão ao sistema unificado são a USP, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e da Pontifícia Universidade Católica (PUC).
A princípio, o vestibular unificado é uma proposta somente para as universidades federais, sendo a iniciativa veio do Ministério da Educação (MEC). No momento em que as universidades federais concordarem em participar desse processo e o implantarem, os alunos terão a oportunidade de escolherem até cinco cursos que gostariam de estudar.
A prova para conseguir abranger todos os alunos ao mesmo tempo e com interesses em instituições em comum seria um Enem modificado, estratégia que inclusive aproveita uma ferramenta já existente no sistema de educação brasileiro.
Vestibular UFMS 2012 – Provas e resultado final do Vestibular 2012
Fundada no ano de 1979, na região centro-oeste do Brasil, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é uma instituição publica de ensino superior com base na capital do estado, Campo Grande. A instituição é referencia em educação na área em que se situa, o que atrai estudantes de todo mato grosso do sul e ainda alguns países fronteiriços, como Paraguai, Bolívia e outros também próximos.
A UFMS possui campus espalhados por varias localidades do estado, nao se concentrando apenas na capital. Possui campus nas cidades de Paranaiba, Ponta Porã, Aquidauana, Corumbá, Coxim e Três Lagoas.
A instituição Federal segue um padrão de excelência de ensino das demais universidades ferais do país. Busca através do Ensino, Pesquisa e Extensão levar aos estudantes a qualidade em sua formação. Dado a localidade geográfica em que a UFMS se encontra um dos pontos fortes de seus projetos de pesquisa e extensão são as atividades concentradas em estudos do bioma do Pantanal mato-grossense.
A universidade esta entre as melhores do estado. Ficou atrás somente da Universidade Federal da Grande dourados – UFGD- na ultima avaliação feita pelo Ministério da Educação. A UFGD era parte da UFMS, mas foi desmembrada em 2005.
ENEM
O Exame Nacional de Ensino Médio serve para avaliar a educação e fornecer notas para que estudantes do ensino médio garantam sua entrada nas universidades públicas do país.
Na UFMS o Enem é a ferramenta utilizada para o estudante entrar na universidade. Ele fornece as notas dos candidatos aos cursos ofertados pela UFMS. Para concorrer a uma vaga o estudante interessado deve, então, fazer a prova do ENEM que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro deste ano.
Seleção
Para os candidatos interessados em pleitear uma vaga na UFMS para 2012 devem ficar de olho nos resultados do ENEM. Quem fornece estes resultados é o Sistema de Seleção Unificada, o SISU. Assim que as notas sejam disponibilizadas, o estudante tem um prazo para fazer a escolha do curso e local onde deseja estudar. O resultado é fornecido pelo MEC.
Procura pelos cursos
O numero de vagas ofertadas pela UFMS pode ser verificado em sua pagina na internet e publicado em editais de abertura dos processos de admissão. O curso mais concorrido da instituição, no ultimo vestibular, foi o de arquitetura e urbanismo com 6,42 candidatos por vaga.