Som para Carro
A música vem se aperfeiçoando com o passar dos anos e ouvi-la já não é mais para quem dispõe apenas de aparelhos chamados vitrola. Os vinis se aperfeiçoaram e as músicas puderam então ser gravadas em fitas k-7 onde os sons passaram a ser ouvidos fora das casas e foram incorporados aos veículos. Desde que isso ocorreu muitos adeptos da tecnologia resolveram melhorar ainda mais o som para os carros. Criaram inúmeras técnicas e alto-falantes potentes, depois o uso da fita também deixou lugar para que o CD fosse incorporado, os carros se equiparam de magazines e era possível ouvir-se vários CDs de uma única vez, então foi à vez dos pen-drives que fazem parte do som dos carros até os dias de hoje.
Central Multimídia
A Central Multimídia nada mais é que um aparelho completo que envolve tanto o som do carro como sensores de estacionamento, TV digital, Bluetooth, entre outros. A Central Multimídia geralmente é controlada pelo volante do veiculo permitindo que o condutor não se distraia ao mudar de música, alternar o volume, acionar a rádio AM/FM e controlar a temperatura do interior do automóvel. Os veículos mais modernos como: o Civic da Honda e o Motorolla da Toyota, já vêm com esta central de fábrica, porém o usuário pode mandar acoplar ao seu veiculo se achar vantajoso, essa é mais revolução na categoria de som para o carro.
Cd Player com entrada Usb
As entradas USB têm feito parte da maioria dos aparelhos de som para carro, por darem maior opção de escolha entre inúmeras músicas, com a utilização dos pen-drives, abandonando as caixas repletas de CDs. As entradas USB nada mais são que entradas que permitem a conexão de pen-drives que funcionam como mini armazenadores de músicas, fotos, vídeos entre outros documentos nos aparelhos de som para carro. Pelo pen-drive possuir uma memória muito maior que a dos CDs ou Dvds os motoristas preferem acoplá-los aos seus aparelhos de som para carro e usufruírem inúmeras horas de músicas sem que haja a troca desses objetos como acontece com os CDs que só armazenam determinado número de músicas.
Caixas de Som
As caixas de som são objetos que permitem a saída do som para fora dos aparelhos que executam as músicas, elas existem em dois modelos: Caixa selada e caixa dutada. A caixa selada apresenta um isolamento do som, isto é, o ar que envolve a caixa do som fica comprimido e só sai a medida que o som se propaga, fazendo um movimento que se assemelha ao de uma mola que desce e sobe a medida que executa o som, já a caixa dutada possui uma ressonância de som que ao contrário da caixa selada possui um duto que fica aberto, permitindo que a freqüência do som se alterne. Estas caixas são utilizadas em conjunto com o som para carro da preferência do condutor.
Subwoofer
Quando o assunto é som de carro as dúvidas mais frequentes estão acerca desta palavra que se une aos termos gravidade ou subgravidade do som, isto é, o subwoofer se trata de um alto-falante que emite sons graves ou subgraves que seriam sons de bumbo, baixo eletrônico, bateria entre outros. Geralmente o subwoofer ao reproduzir sons graves possui botões que controlam esta freqüência, que pode variar de 20 Hz a 1.500 Hz estes alto falantes possuem também diversos tamanhos variando de 8’’ a 18’’ e seu formato é de um cone arredondado. Os sons para carro possuem diversas outras opções que podem ser encontradas nas lojas especializadas.