Rock in Rio 2011
História do Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior festival de música do mundo. Sua primeira edição ocorreu em 1985, no Rio de Janeiro. Após quase 30 anos de festival, 3 países abraçaram o evento e 12 edições já atraíram um publico sedento por música boa. Criado por Roberto Medin, um grande empresário, o RiR já nasceu grande. As bandas convidadas para a primeira edição foram AC/DC, Ozzy Osbourne, Iron Maidan, Queen e outras bandas e cantores famosos. Ao todo foram 28 bandas que mudaram a história dos festivais brasileiros.
Em 1991 o sucesso foi repetivo na segunda edição do evento. Bandas como Faith No More, Guns N’ Roses, Megadeth, INXS, Run DMC e Joe Cacker deixaram o palco do Maracanã pequeno com tantos sucessos. O evento chegou a entrar oara o Guinness Book, com o recorde de público pagante em um único evento musical, no show do A-HA. A pausa foi grande até o próximo Rock in Rio, que ocorreu apenas em 2001. A terceira edição trouxe, além de música como REM, Neil Young, Queens of The Stone Age e Red Hot Chili Peppers, a preocupação com questões socioambientais, educação e cidadania.
Rock in rio Lisboa
Em 2004 o festival atravessa do oceano e vai parar em Lisboa. Os convidados para a edição Europeia foram nomes como Metallica, Paul McCartney, Foo Fighters, Kings of Leon e Incubus. Artistas brasileiros também tocaram. O show foi transmitido para cerca de 80 países e fixou ainda mais a marca de maior festival de música do mundo. O sucesso da edição europeia fez com que o Rock in Rio fixasse em Lisboa oficialmente. A quinta edição seguiu o formato anterior, inserindo também bandas de música eletrônica. O enfoque em tecnologia e design chamou a atenção do público. Parte do dinheiro arrecadado, seguindo tradição, foi dividido entre instituições parceiras.
Voltando para casa
Em 2011 o Rock in Rio finalmente volta para terras brasileiras. O público não poderia estar mais feliz e satisfeito e o festival bateu todos os recordes. A saudade dos brasileiros era tanta que os ingressos se esgotaram em apenas 4 dias e o Rio de Janeiro recebeu cerca de 350 mil turistas para o evento. Novamente, o tema por um mundo melhor estava presente e discussões sobre sustentabilidade e projetos sociais foram realizados nos dias do festival. Nomes como Guns N’ Roses, Red Hot Chilli Peppers, Katy Parry, Rihanna, Shakira, Slipknot, Coldplay, Metallica e Sepultura levaram quase 700 mil pessoas a loucura.
Tomando a Europa de vez
Quebrando a tradição, em 2012 o Rock in Rio teve duas edições em dois países diferentes. Lisboa voltou a receber o festival, bandas como Metallica, Linkin Park e Smashing Pumpkins, Lenny Kravitz comandaram uma festa para cerca de 350 mil pessoas.
A novidade desta edição foi a estreia da Rock Street, com o Palco Sunset e o Palo Eletrônico. A Espanha recebeu o Rock in Rio pela primeira vez. Os espanhou puderam festejar com clima de balada. Muita música boa com transmissão para aqueles que não puderam estar presencialmente no evento.