Como muitas pesquisas já demonstraram o Brasil é um dos muitos países onde a cirurgias plásticas e os procedimentos estéticos são grandiosamente procurados, seja para corrigir pequenas imperfeições como também para alterações corporais diversas, com os mais diferentes tipos de objetivo.
Dentre esses procedimentos estéticos está a Bioplastia, que é um procedimento que já é tido como um dos mais populares atualmente, dessa forma, a pessoa que passa por este procedimento tem uma substância injetada, geralmente em áreas do rosto onde a ação de rugas é maior, para que estas sejam amenizadas.
Por se tratar de um procedimento simples, e que em geral é realizado em um consultório, muitas pessoas escolhem passar pela bioplastia, nessa técnica o médico injeta, por meio de uma seringa, polimetilmetacrilato, essa é uma substância que tem a sua derivação vinda do plástico e é mais conhecida pela sigla PMMA.
Cuidados com a Bioplastia
Além de ser utilizado geralmente para amenizar rugas existentes no rosto, em locais mais críticos, onde a ação das rugas é maior, como é o caso da testa, esta substância também tem sido alvo de procura de muitas pessoas, em particular mulheres, para o aumento do bumbum, justamente pelo fato de a aplicação desta substância não precisar de internação.
Importantes estudos realizados na Universidade de Brasília, revelam que a utilização do PMMA pode trazer sérios riscos à saúde das pessoas que passam pela bioplastia, um teste feito com cobaias, teve a aplicação da substância PMMA na orelha de uma deles, passado algum tempo o PMMA foi rejeitado pelo organismo e se espalhou pela corrente sanguínea do rato.
Segundo esta pesquisa os ratos apresentaram estas substâncias nos rins e também no fígado, o que pode trazer sérios danos à saúde, além disso já é grande o número de relatos de médicos que realizam o atendimento de pessoas que passaram pela bioplastia e que tiveram problemas, em alguns casos, este foi de inflamações na pele, necessitando até da retirada de parte do tecido prejudicado.
Existem relatos de pessoas que já passaram pela bioplastia e não tiveram êxito em suas aplicações de PMMA, existe o caso de uma pessoa que passara pelo procedimento para que fosse realizado um simples aumento de lábios e que terminou com a paciente perdendo um dos olhos, segundo o relato da vítima a intenção era ficar com os lábios mais carnudos e ela terminou o processo perdendo a visão de um dos olhos.
Bioplastia
O PMMA teria atingido a corrente sanguínea da moça e com isso acabou atingindo um dos olhos da mesma, atualmente ela utiliza uma prótese no olho afetado e alerta para que as pessoas tenham muito mais cuidado e pensem bem antes de realizar um procedimento estético já que o que é apenas uma motivação estética pode ter consequências muito maiores se não for bem sucedido.
Apesar destes riscos o PMMA é uma substância que tem seu uso regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas o órgão destaca que a utilização desta é permitida somente em casos específicos e em pequenas quantidades, além disso as pessoas que já tem a substância aplicada no corpo não precisam entrar em desespero, basta fazer um acompanhamento junto ao profissional que realizou a bioplastia.