Renault Duster
A Renault em parceria com a Dacia fabrica o utilitário Duster. No inicio de outubro a Renault apresentou seu protótipo no Brasil. O Duster tem muita potencia para conquistar o mercado brasileiro, afinal, seu custo inicial sairá por R$ 50.900,00. O carro ja é fabricado no exterior desde 2010, no Brasil ele só chega às concessionarias no final de outubro. Com o preço competitivo a Renault pretende alcançar a marca de 2.500 unidades vendidas todos os meses, a partir da chegada do modelo nas concessionárias.
Renault
A Renault possui cerca de 6% do mercado de veículos automotivos brasileiro. Através da venda do utilitário Duster, a Renault pretende aumentar esta participação no mercado nacional, com quase 7%. A meta da Renault é chegar aos 8% em mais 4 anos.
Duster
O carro sera fabricado no Brasil. A responsável por sua fabricação se situa na cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O preço do veiculo se dá principalmente por suas peças serem quase todas produzidas também no Brasil. Sendo assim um carro quase 70% nacional, algumas peças ainda precisam ser importadas.
Com o passar do tempo e com o desempenho de vendas do veiculo a Renault pretende aumentar ainda mais o numero de peças produzidas no Brasil na composição do automóvel.
O Duster desembarca no Brasil em duas versões. A versão com motor 1.6 16 V e a versão 2.0 16 V. Todas as duas versões possuem mais 6 outras versões em acabamento final e são bicombustível.
O Carro poderá ser comprado com três opções de transmissão. Depois de escolher o motor e o acabamento do seu Duster, poderá fazer a opção pelo cambio manual de cinco marchas, cambio manual de 6 marchas ou a versão automática de 4 marchas. Como todo utilitário de qualidade o Duster terá opções de tração 4X2 e a tração 4X4.
O carro estará disponível para Test Drive em todas as concessionárias Renault. Ele ja foi testado por todas as grandes revistas e programas automotivos e seu desempenho foi razoável, ainda mais, levando em consideração seu preço, que na versão 2.0 tem valor inicial de quase R$ 65.000,00.
Renault Duster 2013
O Renaut Duster é um SUV compacto, que chegou ao mercado nacional há praticamente dois meses e já deu o que falar. Nos primeiros quinze dias de novembro, o utilitário emplacou mais unidade que o concorrente , o Ford EcoSport, que foi o pioneiro no conceito de jipinho urbano e tido como seu alvo principal.
Na realidade, o grande barulho causado pelo Duster é por ele ser o primeiro concorrente direto o jipinho da Ford, que durante oito anos andou despreocupado pelas senda dos SUVs, com alguma capacidade off-road. Agora, ele o carro da Renault possuem versõs 4×4, mas a proposta principal é o uso no asfalto.
O Duster veio com tudo, mas seu design lembra muito o da Tucson. As comparações podem ser feitas sob vários aspectos. Ambos possuem o mesmo comprimento, têm quase a mesma altura, têm a mesma traseira de bonequinho oriental, são brutos em suas linhas gerais e alargados abaixo da linha da cintura, o que é a característica mais forte do Duster. Já a EcoSport é bem menor que os outros concorrentes.
Preço
Quanto ao preço, o novo carro da Renault também leva vantagem. O preço dos modelos variam entre R$ 50.900 e R$ 64.600, e referem-se a 4×4 com motor 2.0. O concorrente direto, EcoSport, tem preço pouco mais elevado, ficando entre R$ 54.790 e R$ 66.830. Já o mais caro é o Hyundai, rebaixado na grama pelo ix35, que custa entre 65.830 e R$ 73.200, mas possui motor 2.0 e A-T, mas é 4×2.
A versão Dynamique do Duster possui câmbio automático e o mesmo preço da 4X4. Os modelos mais caros, de R$ 64.600 não oferece peças opcionais, vêm com os seguintes itens de série: airbags dianteiros, direção hidráulica, ar-condicionado, freios ABS, computador de bordo, luzes de neblina, sistema de som com quatro alto-falantes e entrada s USB e AUX.
O carro ainda possui trio elétrico com travamento das portas a 6km por hora e levantamento elétrico das janelas traseiras, comandos de som e celular na coluna de direção, rodas de alumínio de 16 polegadas.
Falhas
Uma das principais falhas do Duster é que as soluções usadas nele são parecidas com a do Sandero e Logan. Dessa forma, quem paga mais de R$ 60 mil pelo jipinho espera espaço e praticidade; no entanto, quando abaixada ela impede o acesso ao seletor.
Outros aspectos que pecam na concepção ergonômica do SUV incluem o puxador da porta do motorista, que impede o manuseio das teclas dos vidros e a posição da alavanca do câmbio.
Fotos
Confira Fotos Renault Duster 2013: