Renault Duster 2015: primeiras informações
Fundada em 1898, a Renault está, atualmente, em mais de 120 países. A montadora foi criada por Louis Renault e, em sua época, foi uma das pioneiras do automobilismo na França. Para demonstrar seus automóveis, a Renault começou a desenvolver diversas corridas de rua em Paris, criando desde seu início um forte vínculo com as competições esportivas, que perdura até os dias atuais.
A Renault é uma empresa privada, embora tenha cerca de 15% de participação do governo de seu país de origem. A Renault é, também, a acionista majoritária da Nissan, além de ter participação em empresas como Volvo Trucks e Samsung Motors.
Em 2008 a Renault lançou, em parceria com a Nissan, um projeto para o desenvolvimento de um modelo ultracompacto, que terá o preço final de U$2,5 mil. Este projeto recebeu o nome de ULC, contudo, ainda não teve sua produção iniciada. Enquanto isso, a Renault segue se dedicando a seus consagrados modelos, tendo o mercado sul-americano como um dos grandes focos de atuação. Na Argentina, por exemplo, são produzidos os modelos Kangoo Express, Fluence e Clio. O Brasil, por sua vez, conta com a produção nacional de modelos da linha Master, além do Logan, da Sandero e do Renault Duster – também conhecido como Dacia Duster em alguns países, onde é comercializado pela montadora romena Dacia, que tem participação da Renault.
Conceito do Renault Duster
Renault Duster foi apresentado pela primeira vez em 2010, no tradicional Salão de Genebra. O modelo trouxe um conceito inovador: oferecer uma alternativa mais barata para quem desejasse um SUV, mas não tivesse condições de arcar com os altos custos dos modelos existentes no mercado. No Brasil, o Duster chegou um ano depois. Curiosamente, apesar da imensa diferença entre os mercados do Brasil e do leste europeu, o Renault Duster conseguiu alcançar um grande sucesso de vendas em ambos os lugares, graças à relação entre tamanho, força e custo x benefício.
Novo modelo
Em 2014, o Renault Duster passará por algumas reformulações para o lançamento no mercado europeu, devido à concorrência com o EcoSport, que chegará por lá no próximo ano. Infelizmente, a Renault já anunciou que o Duster 2014 não será lançado no Brasil. A opção da montadora foi se focar na concorrência do mercado europeu, retornando com o modelo por aqui apenas em 2015.
Primeiras informações sobre o Renault Duster 2015
Por enquanto, ainda é difícil trazer maiores detalhes sobre o modelo de 2015 do Renault Duster. Contudo, para termos uma base de comparação, é possível analisar algumas das mudanças feitas no SUV europeu, que já foi lançado. O Dacia Duster, versão europeia do nosso Renault Duster, ganhou um novo conjunto ótico e remodelação da grade frontal. Na parte traseira, aconteceram alterações no desenho das lanternas. As laterais, por sua vez, ganharam novas rodas.
Interior
As grandes mudanças do Renault Duster europeu, entretanto, foram em seu interior, com uma melhoria considerável no acabamento e um novo painel de instrumentos. O modelo 2014 ganhou controle de estabilidade, piloto automático, luzes diurnas e airbags nas laterais.