A tecnologia nos permite inovar cada vez mais, podendo trazer benefícios para as pessoas e para o meio ambiente. Confira mais informações sobre a implantação do sistema de Nota Fiscal Eletrônica Porto Velho RO.
Qual a importância da nota fiscal
A nota fiscal é um direito de todos consumidores, comprovando que uma transferência de valor foi realizada em troca de bens ou serviços. Ela serve também como uma espécie de garantia caso ocorra algo de errado com o que foi adquirido. Devido a evolução da Internet, já existe a possibilidade de ter esse documento também no ambiente virtual, como a Nota Fiscal Eletrônica Porto Velho RO.
Ela também pode acabar aparecendo com a sigla NF-e, servindo da mesma forma que a impressa, mas geralmente oferecida em compras feitas no meio online. Dessa forma, depois que é concluído o pagamento de algum tipo de mercadoria, você pode fazer o download da sua Nota Fiscal Eletrônica Porto Velho RO ou ainda recebê-la pelo endereço de e-mail cadastrado na loja, por exemplo.
Sobre o sistema da Nota Fiscal Eletrônica Porto Velho RO
A capital de Rondônia foi a primeira em todo o estado a aderir a Nota Fiscal Eletrônica Porto Velho RO, uma forma eficiente das pessoas da cidade receberem esse documento quando efetuam alguma compra. O anúncio da Nota Fiscal Eletrônica foi feito pela Prefeitura da cidade no ano de 2013, mas o sistema só começou a ser implantado no segundo semestre de 2014.
Foi a partir desse período que os comerciantes começaram a emitir a Nota Fiscal Eletrônica Porto Velho RO por seus serviços, algo que antes era bem mais burocrático do que agora. Devido ao rápido e facilitado acesso à Internet que as pessoas possuem hoje com os aparelhos móveis, a consulta pode ser feita na hora.
Quem está participando dessa implantação
Cerca de 12 mil unidades, entre empresas e estabelecimentos da região, já começaram a aderir a Nota Fiscal Eletrônica Porto Velho RO. Para aderir ao sistema, é necessário que as pessoas jurídicas façam um agendamento via Internet, sendo que cada tipo de negócio pode possuir um procedimento diferente.
Vantagens da Nota Fiscal Eletrônica Porto Velho RO
Existem alguns pontos positivos em relação a Nota Fiscal Eletrônica Porto Velho RO, começando pela economia do próprio papel. Ao invés de serem gastos rolos e rolos de papel para a impressão, as empresas têm a oportunidade de mandar a nota fiscal para o e-mail do cliente, o que ocasiona uma economia para as lojas e uma grande vantagem para o próprio meio ambiente.
Além disso, com a Nota Fiscal Eletrônica Porto Velho RO, o consumidor pode ter acesso rápido ao comprovante, já que muitas vezes acabamos jogando fora esse tipo de papel, por considerá-lo sem importância. É somente na hora que precisamos que vamos nos lembrar que a nota fiscal foi parar no lixo.
Certificado Digital
Certificado digital nada mais é do que uma técnica de segurança desenvolvida na internet para que dados de transmissão não se percam durante o ‘caminho’ entre um computador e outro.O certificado digital evita também que os dados sejam interceptados ou até mesmo adulterados entre o remetente e o destinatário, além de identificar quem é o autor da mensagem. Se não fossem os certificados digitais as transações bancárias pela internet jamais poderiam ser realizadas.
A técnica do certificado digital não é recente e foi desenvolvida a aproximadamente 20 anos. Mas ela se popularizou com o próprio desenvolvimento da internet e da necessidade de agilizar os processos de telecomunicação e de transferência de dados no quais os vários quilos de papel são substituídos por poucos bytes.
As duas principais ‘técnicas’ utilizadas no processo de certificado digital são o próprio certificado e a assinatura digital. Ambas as técnicas utilizam o conceito da criptografia para transmitir os dados pela internet. A criptografia é uma forma de codificar os dados para que seja mais difícil decifrá-los e interceptá-los.
Além das operações bancárias, podemos encontrar facilmente processos de certificados digitais em servidores de e-mail e também nos navegadores da internet. Quando nos topamos com a mensagem de que o navegador não conseguiu verificar se um site é confiável ou não ele simplesmente não verificou se o certificado digital foi válido ou não.
Estrutura do certificado digital
Quando as pessoas acessam um site com um certificado digital, uma mensagem é exibida informando qual é o certificado e algumas opções de uso do mesmo. Se o site não possui certificado, uma notificação de erro com possíveis razões do erro é exibida.
Dois tipos de informação fazem parte do certificado digital: as conhecidas como gerais e as detalhadas. A partir da primeira, podemos identificar a quem pertence o certificado, quem foi o responsável por sua emissão, qual a validade do certificado e o método utilizado para criptografar a mensagem. Já no segundo, é possível conseguir maiores informações sobre a hierarquia e sobre cada campo específico do certificado.
Certificado Digital no Brasil
No Brasil, o Certificado Digital foi regulamentado desde 2001 através da Medida Provisória 2.200-2, do dia 24 de outubro. Antes disso, vários estudos foram feitos para concluir qual o melhor procedimento a ser adotado para transações online entre órgãos públicos da união. Atualmente, quem gere os certificados digitais das empresas públicas brasileiras é o ICP-Brasil, e somente os certificados emitidos por esse órgão possuem validade jurídica no país.
Fotos
Confira Fotos do Certificado Digital: