Netbook e Notebook: principais diferenças
O termo Netbook
O surgimento dos computadores foi uma revolução na história humana. No início estas máquinas, que não eram nada poderosas, ocupavam espaços gigantescos e pesavam centenas de quilos, mas com o tempo tudo foi evoluindo e chegamos a um período em que computadores são cada vez menores e mais portáteis.
Depois dos notebooks invadirem as casas das pessoas chegou a vez dos tais netbooks inundarem as prateleiras das lojas de eletrônicos. O termo netbook na verdade é uma criação do mercado brasileiro, já que em outros países este tipo de aparelho é vendido com o nome de notebook, porém com características diferentes dos convencionais.
Principais diferenças entre netbook e notebook
As diferenças entre notebook e netbook vão além da pronúncia e da forma de escrever. Em primeiro lugar, o que é visível logo de cara: o tamanho dos dois modelos, tanto dos componentes quanto da tela. No netbook a tela não passa de dez polegadas (e isso é raro, geralmente possuem telas de sete a oito polegadas) e no notebook há opções com telas de até 17 polegadas.
O preço também é diferente, sendo que o netbook é mais barato por ter componentes mais fracos, menores e com poder de processamento dos dados bem inferior aos notebooks.
Diferenças entre netbook e notebook: configurações
Nas configurações ficam mais visíveis as diferenças entre netbook e notebook. Os notebooks têm o propósito de serem cópias dos computadores de mesa, os desktops, porém com tamanho reduzido. Isso quer dizer que seu processador, suas memórias, sua capacidade de reprodução de vídeo e seu armazenamento podem ser comparados aos de um computador de mesa.
Já a maioria dos netbooks possuem configurações mínimas, processadores de até 1 GHz, HDs com pouco poder de armazenamento e, geralmente, placas de vídeo fracas e simples. Até os sistemas operacionais dos netbooks são mais limitados, sendo utilizadas versões mais antigas dos mesmos.
O armazenamento em nuvem
O propósito do netbook é diferente do notebook. O netbook pode ser considerado uma extensão do seu notebook. Isso quer dizer que o netbook serve mais para que você possa acessar seus dados por meio da internet, utilizá-los e salvar novamente em uma conta de e-mail. Isso se chama cloud computing ou armazenamento na nuvem.
O armazenamento na nuvem é a nova moda da tecnologia, onde se dispensa o uso do HD para salvar absolutamente tudo em servidores externos. O notebook também permite isso, mas seu propósito é ser a extensão do computador de mesa, permitindo que tudo seja feito no próprio computador, sem precisar armazenar tudo na internet.
As múltiplas tecnologias de hoje em dia
Netbook, notebook, tablet, smartphone, enfim, são tantos dispositivos disponíveis no mercado que as pessoas não sabem o que escolher ou se eles realmente são úteis. O fato é que as pessoas não precisam ter todos eles, já que possuem muitas funções parecidas. Portanto, para quem não pode comprar um de cada é preciso escolher muito bem para não gastar dinheiro à toa.
As tecnologias estão aí para ajudar as pessoas, mas é possível fazer tudo que precisa sem gastar muito. Para isso, basta pesquisar bem os preços e comprar aparelhos que supram suas necessidades sem extrapolar. Assim é possível estar dentro das evoluções tecnológicas sem gastar muito.