Música Azul da Cor do Mar
As músicas marcaram gerações. Algumas letras e melodias embalam encontros, desencontros e reencontros. Não há quem nunca tenha tido uma trilha sonora para qualquer acontecimento em sua vida, seja o nascimento de um filho, o casamento, o divórcio ou mesmo a reconciliação. Algumas músicas registram passagens históricas, outras aventuras românticas e existem até as músicas que apresentam mensagens ocultas, sobretudo aquelas que eram executadas na época da ditadura em que não podiam transparecer ideias e opiniões sobre o governo ou o regime militar.
Muitos cantores também marcaram gerações e fizeram de suas músicas eternas trilhas sonoras atravessando o tempo e se consolidando em outras vozes, nas regravações de muitos outros músicos. Um desses cantores foi Tim Maia que superou sua geração e de tempos em tempos um cantor diferente revive suas canções e traz de volta sua história, marcada por inúmeros sucessos.
Dentre os sucessos o mais belo é com certeza a música Azul da Cor do Mar, regravada por cantores como Lulu Santos, Tribo de Jah, Sampa Crew entre outros. Seja através de cantores mais antigos ou da atualidade, a música Azul da Cor do Mar passou a embalar tanto pessoas com mais de 30 ou com menos de 30 que na voz de seus cantores preferidos eternizaram esta canção.
História da Música
Azul da Cor do Mar é com certeza um dos maiores clássicos da música popular brasileira, e foi inspirada num pôster de um hotel onde Tim Maia ficou hospedado. No hotel ele estava com vários amigos e teve a realização de uma festa na qual ele não teria sido convidado. Por não estar na companhia de ninguém em meio aquela paisagem linda daquele pôster, que apresentava um céu azul e uma visão do mar que parecia calmo e límpido, Tim, começou a ter a ideia de criar uma música que representasse a calma e imensidão daquele mar em contraposição ao sentimento de exclusão por não estar fazendo parte da festa.
Portanto a música reflete o sentimento de Tim naquele momento que se sente sozinho, mas encontra uma razão para sorrir, um motivo todo azul… Azul da cor do mar. E Tim Maia refletiu lindamente através de sua música, que atualmente serve de inspiração para muitos outros cantores que nem sempre encontram um motivo azul da cor do mar em suas trajetórias musicais, mas que buscam ainda sim uma razão para continuar vivendo e sonhando. Deve ser por isso que esta canção faz parte da vida das pessoas até hoje, porque de certa forma muitos se colocam no lugar Tim ao ouvi-la e mesmo sem ter noção da história e do momento da criação dela, entendem que na vida uns nascem para sorrir e outros para sofrer. Mas que nestas idas e vindas é necessário haver um motivo para continuar seguindo em frente, assim como diz a canção.
Sobre Tim Maia
Sebastião Rodrigues Maia, nascido no Rio de Janeiro em 1942, foi considerado pela revista Rolling Stone o cantor brasileiro de maior ênfase de todos os tempos. De origem humilde, Tim era amigo de infância de cantores como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos, se consagrou por trazer ao Brasil o ‘soul’ ritmo negro de alta aceitação nos Estados Unidos. Tim conheceu o ritmo ‘soul’ em uma de suas estadas nos Estados Unidos, mas essa sua passagem por lá lhe rendeu uma prisão por porte de drogas e roubo.
A música Azul da Cor do Mar fez parte de seu primeiro disco, gravado em 1970, outra canção desse mesmo disco que também lhe trouxe muito sucesso foi Primavera, que foram apenas as primeiras de muitas canções de sucesso deste ícone da música popular brasileira.