MSN Hotmail
Após uma trajetória de quase 20 anos, o serviço de e-mail mais conhecido da Microsoft chegou ao fim. A empresa colocou um fim definitivo no Hotmail, em 2013, após um longo período de testes com um novo provedor. Atualmente, os antigos usuários podem encontrar uma nova interface, mais limpa e prática com o Outlook.
Histórico
O Hotmail foi fundado em 1996 e comprado pela Microsoft em 1997, por aproximadamente R$ 400 milhões. Dentre as diversas mudanças de formatos e nomes, como MSN (com a terminação @msn.com) e Windows Live (@live.com), o serviço durou até o ano de 2013, quando foi definitivamente substituído pelo Outlook.com.
A mudança se caracterizou como uma estratégia de vencer a concorrência do serviço de e-mail do Google, o Gmail.com. Até o seu final, o Hotmail contou com mais de 360 milhões de usuários, espalhados por países pelo mundo inteiro. Somente no Brasil, esse número representou 60 milhões de pessoas conectadas.
Mudanças
O atual serviço de e-mail do Microsoft é o Outlook, mas o Hotmail passou por diversas mudanças até que chegasse ao formato atual. Em 2013, a empresa lançou uma prévia da nova interface para que os usuários pudessem se acostumar às alterações e se despedir aos poucos do Hotmail.
O mesmo aconteceu com outros sites e redes sociais. Um dos casos mais famosos foi a plataforma de bate-papo e troca de mensagens, MSN, também da Microsoft, além do Orkut, rede social do Google. Segundo dados da empresa, o site tinha mais de 50% dos usuários no Brasil, 20% na Índia e 17% nos EUA, além de diversas outras pessoas em outros países.
O serviço do Outlook passou a funcionar de forma independente, mas o processo de migração já havia acontecido do Hotmail para o Live. Mesmo assim, a Microsoft manteve o domínio dos e-mails já existentes como “@hotmail.com”.
Em um comunicado oficial no site da Microsoft, a empresa encerrou as atividades do Hotmail com a seguinte mensagem: “Estamos animados em anunciar que terminamos de atualizar todos os clientes do Hotmail para o Outlook.com, isso nos levou a mais de 400 milhões de contas ativas, incluindo 125 milhões de pessoas que estão acessando o e-mail e o calendário em contatos de um dispositivo móvel, usando o Exchange ActiveSync”.
“O novo Hotmail”
O Outlook trouxe uma interface diferente do Hotmail, baseado em uma configuração mais “clean”, inspirada nos Windows Phone e Windows 8, com uma quantidade menor de anúncios e propagandas.
No entanto, o serviço de e-mail ainda mantém algumas características comuns que estavam presentes no Hotmail, como o suporte a ActiveSync, a integração com o SkyDrive e o Office WebApps – utilizado para realizar o download de fotos e anexos grandes.
Criado como um concorrente direto ao Gmail, serviço de e-mail do Google, o Outlook utiliza o serviço de armazenamento em nuvem SkyDrive, que permite que os usuários armazenem suas fotos, imagens e arquivos online e os envie pelo próprio e-mail. O recurso já é utilizado pelo concorrente, com o nome de Google Drive.
Também é possível que os usuários integrem uma conta de e-mail externa, para que possam receber mensagens em sua caixa de entrada pelo Outlook.com. Além destas funções, o serviço também é integrado com o Skype, permitindo que o usuário realize chamadas de vídeo através do e-mail. Outras funções permitem que os usuários enviem fotos e documentos sem precisar anexar ao corpo do e-mail, além da edição de arquivos de Word, Excel e Power Point pela própria caixa de entrada.
A Microsoft também possui um software Outlook, que pode ser armazenado diretamente no computador ou notebook e fica disponível em desktop. O serviço é diferente do e-mail da empresa.
Como usar o Outlook.com
O usuário pode utilizar o endereço @hotmail.com ou usar o @outlook.com. As contas do Hotmail foram migradas automaticamente, mas para os novos usuários, que desejam criar uma conta no Outlook, basta seguir o seguinte passo a passo:
Após acessar a página inicial do Outlook.com, entre na área de cadastros. Isso pode ser feito através do botão “Inscreva-se” ou da opção “Inscreva-se já”.
A seguir preencha as informações pessoais pedidas no cadastro. Cada campo vem com algumas instruções, em caso de dúvidas.
Para a segurança da conta é possível clicar na opção “Escolha uma pergunta de segurança”, escolher uma das questões disponíveis na lista e inserir uma resposta. Nesse caso, o Outlook só permitirá o pedido de uma nova senha caso a pessoa responda a essa questão corretamente. Em seguida, basta completar o campo de verificação com as letras mostradas na imagem.
Para completar o passo a passo e criar sua conta de e-mail, é só clicar no botão “Aceitar”. Se todos os campos estiverem preenchidos de forma correta, a conta será criada imediatamente e o uso liberado para os novos usuários.