Melhores impressoras domésticas
Há poucos anos, ter uma impressora doméstica em casa era uma realidade distante da maioria dos consumidores. Estes eram produtos caros, que apresentavam uma única função, o que os tornava pouco viáveis para a utilização individual. Contudo, com o passar do tempo, as impressoras foram ganhando funções, como scanner e copiadora, além de terem ficado muito mais baratas. Por isso, é cada vez maior o número de pessoas que desejam investir na comodidade de ter uma impressora em casa, sem precisar recorrer a uma gráfica toda vez que se torna necessário imprimir um documento ou imagem.
A escolha de um modelo, entretanto, pode ser algo difícil. O número de opções no mercado é imenso, o que causa algumas dúvidas em boa parte das pessoas que desejam comprar uma impressora doméstica. Contudo, com algumas dicas simples, é possível escolher o melhor modelo para você.
A escolha da impressora
Antes de qualquer coisa, é preciso ressaltar que a escolha da impressora pouco tem a ver com sua marca, sendo muito mais importante prestarmos atenção aos recursos oferecidos. Não existe, de fato, impressora boa ou ruim. O que deve ser levado em conta é se determinado modelo irá se adequar às suas principais demandas.
Multifuncionais
Esta é uma dúvida recorrente entre quem deseja comprar uma impressora doméstica: vale a pena investir em uma multifuncional? Caso você vá utilizar todas as funções, como faz, scanner e copiadora, esta pode ser uma ótima opção. Além de economizar no preço, você também fará melhor uso do espaço onde a multifuncional ficará. Uma recomendação, neste caso, é investir na garantia estendida, caso ela seja oferecida.
Bluetooth e Wi-Fi
Atualmente, podemos encontrar no mercado impressoras que se comunicam com o computador através de wi-fi ou bluetooth. Estes modelos costumam ser um pouquinho mais caros. Contudo, dependendo da organização do lugar onde a impressora ficará, vale a pena optar por um destes produtos. Às vezes, será necessário colocar o equipamento longe do computador, e as conexões sem fio ajudam a resolver o problema. Mas, neste caso, fique atento ao alcance da conexão. Estas informações costumam estar disponíveis na caixa do produto.
Impressoras para fotos
Muitas pessoas acabam se frustrando com a aquisição de uma impressora doméstica, devido à perda de qualidade na impressão de fotografias. Mas, na verdade, a culpa não é exatamente do produto, mas da escolha. Uma boa impressora para fotos deve ter pelo menos uma resolução de 600 x 600 dpi, além de utilizar jato de tinta. Esta é uma opção que deve ser pensada com muito cuidado, pois estas não são impressoras baratas. O preço da tinta e do papel fotográfico também devem ser levados em conta. Uma impressora deste porte vale a pena somente se você imprime muitas fotos. Caso contrário, é mais interessante continuar utilizando serviços de terceiros.
Como mencionamos, a função das impressoras é muito mais importante do que as marcas. Contudo, se você quer adquirir marcas de qualidade, as melhores recomendações para uso doméstico são Samsung, Epson e Canon.