Licenciamento 2010
De uns tempos para cá, o governo tem incentivado a compra de carros por conta da redução de impostos de modo a alavancar a economia e beneficiar a indústria automotiva. Com os preços reduzidos, os brasileiros ficam empolgados, trocando ou adquirindo o primeiro carro. O problema é que diante dos preços atrativos, muita gente se esquece de que um carro inclui muitas outras tarifas, como a gasolina toda a semana, a revisão periódica e também o licenciamento anual, obrigatório para todos os veículos.
O licenciamento deve ser pago todos os anos, sendo que cada estado brasileiro estipula uma tarifa diferenciada. O licenciamento anual inclui a emissão do CRLV, ou Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, um documento obrigatório para todos os proprietários de automóveis. Para recebê-lo, o motorista deve fazer o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e também de todas as multas do veículo, até mesmo se ele não tiver sido o responsável pelas infrações.
Prazo final para o pagamento
Para facilitar, o governo de cada estado divide o prazo de pagamento do licenciamento de acordo com o número final da placa. Assim sendo, carros com placa com final 0 devem ter o licenciamento quitado até dezembro e placas com final 4 equivalem ao final do prazo para julho, por exemplo. Os números aqui citados são do estado de São Paulo. Como já foi mencionado, cada estado possui suas regras próprias, portanto, é melhor conferir no site do DETRAN local quais são os prazos finais de acordo com a placa.
Como fazer o pagamento
O pagamento do licenciamento anual pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil e inclui a taxa vigente do IPVA, o seguro obrigatório e a taxa de licenciamento do veículo.
Para receber do CRLV o condutor deve apresentar o licenciamento do ano anterior, pagamento do seguro obrigatório daquele ano, comprovante de pagamento do IPVA daquele ano e também do anterior, comprovante de pagamento de multas (se for o caso) e recolhimento da taxa de licenciamento.
Em São Paulo o condutor também pode optar pelo licenciamento antecipado, muito mais prático. Basta se dirigir a qualquer um dos bancos conveniados, entre eles Bradesco, Banespa, Caixa Econômica Federal, Mercantil, Santander, Sudameris ou Itaú e apresentar o CRLV. O sistema eletrônico fica responsável por verificar os débitos pendentes. Se for este o caso, o condutor deve acertá-los juntamente com a taxa de licenciamento.
Após o pagamento o CRLV é enviado pelo correio através de SEDEX, sendo que para isto é cobrado do motorista o valor de R$6,67. Vale lembrar que o licenciamento antecipado só é válido para aqueles que optam pelo pagamento à vista.
Licenciamento em 2010
Como em todos os anos, em 2010 o pagamento do licenciamento foi diferente em cada estado brasileiro, que define suas próprias regras relativas à prazos e outras características inerentes. Quem quiser saber mais sobre o licenciamento daquele ano deve entrar no site do DETRAN de sua região e conferir os detalhes específicos.