JAC Motors – montadora chinesa
A montadora chinesa chegou a pouco no tempo no Brasil, mas tem construído sua história ao redor do mundo desde 1964.
Seu início foi marcado pela produção de caminhões , mas hoje vem ampliando sua linha para atender todos os nichos do mercado automobilístico.
A marca começou sua expansão nos anos 90 e hoje está presente em mais de 100 países de todos os continentes. Seu número de unidades vendidas cresce em média 80% a cada ano.
O design da montadora chinesa
Na China é considerada uma das maiores produtores de veículos leves, e de chassis de ônibus, liderando o ranking de vendas e de exportações. O Design de todos os seus automóveis são pensados em dois grandes centros, um em Tóquio no Japão, e o outro em Turim, na Itália.
O centro de Turim é responsável pela definição do conceito dos automóveis. A excelência e a tradição do design italiano fica responsável pelo desenho da carroceria, enquanto que o centro de design de interiores de Tóquio se encarrega de aproveitar o espaço interno da melhor forma.
A montadora chinesa no Brasil
A introdução da JAC Motors no Brasil é de responsabilidade do grupo SHC, o mesmo grupo que trouxe a francesa Citroën para o país, e que também comanda atividades de outros grupos do ramo como Volkswagen e Jaguar, sob a direção do empresário Sérgio Habib.
Para que a JAC se instalasse no Brasil, o primeiro passo da marca foi submeter os veículos a um rigoroso teste de rodagem, que se estendeu por mais de 1 milhão de km rodados no país. Isso ocorreu para que a montadora pudesse adequar os carros a realidade brasileira.
Ganhando espaço no Brasil
Em seguida, a JAC já chegou ao Brasil grande, com 50 concessionárias e um moderno centro de distribuiçao de peças. A chegada da marca é consolidada em março de 2011 com o lançamento do modelo J3, um hatch que como todos os outros da marca já sai de fábrica praticamente completo, com muito ítens de série.
Vencendo a desnconfiança
O J3 foi lançado com forte investimento publicitário, tendo um dos maiores comunicadores do país como garoto propaganda, mas ainda assim havia muita desconfiança sobre a marca.
Vanessa Scheuermann, consultora de negócios adquiriu um J3 logo que foi lançado, e não tem nenhuma reclamação sobre o carro. “Eu só tenho elogios a fazer, uso ele para trabalhar, ando com ele na cidade o dia todo e ainda que com o ar condicionado ligado ele ainda é bastante econômico”. Ela conta também que o carro não deixa a desejar quando o assunto é conforto, frequentemente faz longas viagens com ele também.
A curitibana Vanessa ainda ressalta que outro ponto alto da marca é a agilidade nas revisões. “Como eles já sabem que eu uso o meu carro para trabalhar, eu deixo o carro lá de manhã e antes do final da tarde eles já me entregam”, explica.
Ainda em 2011 a montadora chinesa colocou no mercado o J3 turin, que é uma versão sedan do J3 para quem deseja mais espaço no porta-malas. E para concorrer no segmento das minivans colocou a disposição do consumidor o J6, com capacidade para até 7 lugares.
Já em 2012 os lançamentos da marca ficaram com o sedan de luxo J5, e com o compacto J2.
JAC Motors – montadora chinesa
Confira um vídeo do J2 da JAC Motors: