Freios ABS
A tecnologia ABS, que vem da expressão Anti-lock Braking System (traduzido para o português como Sistema Antibloqueio de Freagem), é obrigatória nos carros no Brasil desde janeiro de 2010, sendo que as adaptações das fábricas deverão ser feitas até 2014.
Na prática, isso significa mais segurança para o motorista e para todos na estrada, visto que o ABS evita o descontrole do carro em superfícies lisas (como dirigir durante um temporal, por exemplo).
Conceito
A tradução literal da expressão ABS resume sua função: evita o travamento das rodas dos veículos. Com isso, ainda é possível ter controle e dirigibilidade do carro, ainda que com os freios acionados. Nos freios comuns, é como se a roda parasse de girar – o que não evita o atrito com a estrada, resultando na mudança de ângulo do carro ou capotagem.
Outro benefício do freio ABS é a sua característica de prevenção, sem alterar o funcionamento adequado do carro. Outros sistemas de segurança, como por exemplo os airbags, só servem para proteger o motorista após o acidente – ainda que sua função seja muito importante.
Tecnologia
O ABS é um sistema eletrônico que compara a velocidade de cada uma das rodas com a velocidade do carro, evitando que este perca o controle. Na hora que o motorista pisa no freio, o sistema alivia a pressão dessa ação, ativando o óleo do freio.
Na teoria, a tecnologia ABS é facilmente explicada através do atrito. Por causa do freio, as rodas param de se movimentar, resultando no processo de derrapagem. Com o ABS, as rodas primeiro desaceleram, para depois pararem – ou seja, há um tempo para se acostumar com a freada, evitando movimentos bruscos.
Preço
No período entre 2009 e 2010, os carros com a tecnologia ABS não passavam de 30% – ao limitar a pesquisa apenas aos carros populares, não chegava nem em 15%. Nos Estados Unidos, esse número chega a mais de 70%, enquanto que na Europa, todos os carros possuem ABS. Aos poucos, o sistema vem se popularizando no Brasil. Como a tecnologia é importada, pode aumentar o preço de um veículo em até cinco mil reais.
As concessionárias têm parcela de culpa por incluírem o ABS apenas nos carros de luxo ou então vender separado como kit de segurança. Entretanto, o consumidor também deve pressionar as marcas para incluírem a tecnologia nos itens básicos dos veículos. Além disso, deve valorizar o ABS, ainda que por enquanto ele seja algo vendido separadamente nos carros mais baratos.
Durabilidade
O carro que possui freio ABS pode durar mais, afirmam especialistas. Isso se dá pela manutenção e segurança que a tecnologia oferece, evitando o desgaste do carro. Uma reação comum na hora em que o ABS entra em ação é a pulsação do freio, mas não é preciso se preocupar, pois significa que o atrito está presente e a função do ABS está correta. Nos outros carros, a exigência seria de que o motorista mantivesse o pé fundo no pedal – o que mesmo assim não evita o derrape.
Fotos
Confira Fotos dos Freios ABS: