Hoje em dia, tudo é efêmero e quase nada pode ser realmente considerado como permanente. Este é o caso de alguns produtos e serviços oferecidos pelas empresas, mas que podem simplesmente perder o engajamento das pessoas com o surgimento de novidades. Para o meio digital, saiba de algumas das ferramentas gratuitas que obrigaram as empresas a se adaptarem.
A briga das empresas de telefonia com o WhatsApp
Tudo começou com a chegada do WhatsApp no Brasil, na qual as pessoas não precisavam mais pagar para mandar mensagens de texto de forma instantânea, além de compartilhar áudios, vídeos e imagens. Não dá para falar das ferramentas gratuitas que obrigaram as empresas a se adaptarem, sem se lembrar da atual briga com outro recurso que o aplicativo oferece: o de fazer ligações.
Podendo ser usado por um ano todo de forma gratuita pelos seus usuários, uma das ferramentas gratuitas que obrigaram as empresas a se adaptarem é o WhatsApp. O que acontece é que as empresas de telefonia perdem muito com as ligações gratuitas que os usuários podem realizar pelo app, com a alegação do mesmo não ser regulado pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. A verdade é que tudo mudou e as operadores precisam inventar cada vez mais planos visando a melhora da Internet nos aparelhos.
Ferramentas gratuitas que obrigaram as empresas a se adaptarem: jornal online
Empresas de mídia cada vez mais requisitadas, enquanto que os jornais impressos e também algumas revistas falem, fecham e anunciam que vão mudar. Uma das ferramentas gratuitas que obrigaram as empresas a se adaptarem é o próprio veículo digital, que está cada vez mais sendo consumido principalmente por causa de não ter custos para a maior parte.
Um dos anúncios que chocaram as jovens foi o encerramento das publicações da revista Capricho, agora sendo vendida apenas com assinaturas mais baratas no meio virtual. A Internet no geral já é a plataforma criadora das principais ferramentas gratuitas que obrigaram as empresas a se adaptarem.
Escolas de idiomas
É claro que muitas pessoas ainda preferem fazer o ensino presencial, sendo que está é uma discussão que não fica só no âmbito do idioma, como também do ensino técnico, superior etc. Entretanto, a grande leva de aplicativos são ferramentas gratuitas que obrigaram as empresas a se adaptarem.
As escolas precisam se virar para conseguir captar estudantes em um mundo cada vez menos propenso a ter pessoas sentadas em uma cadeira e estudando sem muita dinamicidade. Os tutoriais no YouTube também são ferramentas gratuitas que obrigaram as empresas a se adaptarem.
Ferramentas gratuitas que obrigaram as empresas a se adaptarem: Netflix
Sobre as ferramentas gratuitas que obrigaram as empresas a se adaptarem, nada está perdido que cada segmento souber notar as possibilidades que a Internet e as novas ferramentas digitais podem oferecer. O Netflix, por exemplo, acaba diminuindo a necessidade de assinar uma TV paga ou mesmo ir até uma locadora ver um filme de alta qualidade. É preciso saber entender os novos nichos.