Quem trabalha em agências de comunicação, assessorias de imprensa, como criadores de conteúdo, gerenciadores de mídia entre tantas outras profissões e áreas que exigem a presença de um comunicador sabe que há diversos recursos para utilizar. Confira algumas ferramentas de comunicação do Google. Elas podem ser pagas ou gratuitas.
Sobre Google Adwords
O Google Adwords é uma das ferramentas de comunicação do Google que os comunicadores e, claro, também outros profissionais, podem utilizar sem maiores problemas. Ele serve para otimizar a posição de uma página dentro da parte de anúncios do site de busca, que é o topo do site e também aqueles links que aparecem ao lado direito.
Eles não influenciam as buscas de pesquisa orgânica, que são aquelas que aparecem nas partes de baixo. Sobre as ferramentas de comunicação do Google, os anúncios são pagos e podem aparecer também em blogs e páginas que são parceiras do Google. Todos os resultados podem ser mensurados para que comunicador passe para o seu cliente quais os cliques que o anúncio gerou e até se aquela navegação virou uma compra real.
Ferramentas de comunicação do Google: Trends
Outra das ferramentas de comunicação do Google é o Google Trends, que permite que as pessoas saibam quais são as palavras e frases mais procuradas pelas pessoas no site de busca mais utilizado no Brasil. Ele faz comparações entre palavras para que a pessoa possa colocar em seu conteúdo qual a mais significativa na busca.
No Brasil, por exemplo, algumas das palavras e expressões mais procuradas nas últimas 24 horas poderiam ser Lollapalooza, Inflação e Ministério do Trabalho. Dessa forma, os jornais online, por exemplo, podem fazer matérias enfatizando essas palavras para aumentar o tráfego na página. É um dos recursos muito interessantes entre as ferramentas de comunicação do Google. Ele é grátis.
Mais informações sobre como funciona o Analytics
Outra das ferramentas de comunicação do Google que também é totalmente gratuita é o Google Analytics, que como os outros recursos citados acima também precisam ser ativados por meio de uma conta na plataforma. Ele serve também para analisar como está o tráfego dentro do site, sendo que é preciso cadastrar a página e verificar seu índice de acessos.
Como outra das ferramentas de comunicação do Google muito úteis, ele mostra ainda estatísticas sobre a faixa etária das pessoas que utilizam a página, gênero, localidade do acesso, entre outras informações que podem servir para adaptar o conteúdo da página de acordo com o seu público.
Ferramentas de comunicação do Google: sobre o AdSense
Outra das ferramentas de comunicação do Google é o Adsense, que diferentemente do Adwords, faz anúncios das páginas aparecerem em sites individuais e não mais somente na página de pesquisa do Google e de blogs e sites parceiros da empresa.
É preciso também pagar para que isso possa ocorrer, já que o Google, por sua vez, acaba pagando os donos dos sites onde os anúncios vão aparecer de acordo com o clique. Assim como nas outras ferramentas, também é posível mensurar o número de cliques gerados.