DVD Filmes Blu Ray
Sobre o DVD Filmes
Filmes em Blu-Ray aliam alta definição de imagem e áudio com o que há de mais avançado nas funções interativas, superando muitas das limitações existentes na tecnologia dos DVDs.
Um DVD, para começar, somente suporta o formato standard e não possui capacidade suficiente para comportar um filme de alta definição. Já o Blu-Ray oferece capacidade de até 50GB. A Panasonic, aliás, anunciou recentemente, que está produzindo um Blu-Ray regravável de incríveis 100GB. Toda essa capacidade permite gravar, apagar e regravar filmes em diversas resoluções, inclusive a maior, de 1080p.
Outra vantagem dos discos Blu-Ray é que são mais resistentes a riscos e impressões digitais que os DVDs.
É interessante saber também que o Blu-Ray suporta diferentes formatos de vídeo, como o MPEG-2, o MPEG-4 AVC e o SMPTE VC-1, e de áudio, como o Linear PCM, o Dolby Digital, o Dolby Digital Plus, o Dolby True HD, o DTS Digital Surround e o DTS-HD.
Extras
Além de proporcionar melhor qualidade de imagem e som, a capacidade extra de armazenamento permite incluir conteúdos especiais e outros recursos. É possível, por exemplo, abrir o menu sem parar o filme ou acionar as falas do diretor do filme enquanto ele roda.
Com outras tecnologias, um Blu-Ray pode permitir também fazer o download de extras, atualizar conteúdo pela web e assistir eventos ao vivo, por meio da internet.
Pirataria
Apesar de todas as vantagens proporcionadas por um filme em Blu-Ray, a maior concorrência que o aparelho enfrenta no Brasil está na pirataria. Hoje é possível baixar filmes em alta definição pela internet, conectar o computador à TV e assistir, com toda qualidade e conforto.
A maioria desses filmes pirateados e disponibilizados na internet tem origem na gravação do que é transmitido pela TV, mas a proteção do Blu-Ray já foi quebrada, o que tem facilitado a pirataria dessa mídia também.
No buscador Mininova, por exemplo, o torrent mais baixado é um episódio da série Heroes em alta definição. De qualquer forma, os fornecedores de Blu-Ray consideram que as vendas do aparelho podem crescer, principalmente porque a maioria da população não possui banda larga para baixar esse tipo de arquivo, que é pesado.
Filmes Blu Ray
Com a evolução tecnológica é normal que arquivos, filmes, músicas e fotos tenham o formato alterado para acompanhar as mudanças do mercado.
O principal exemplo são as fitas VHS, que foram transformadas pela maioria das pessoas para o formato de DVD, para que lembranças familiares não fossem perdidas.
Pois prepare-se para mais uma mudança. Atualmente, a nova invenção que vem aumentando as vendas e distribuições é o Blu Ray. Com uma qualidade de imagem superior do DVD, essa tecnologia veio para ficar. Assim como seu antecessor, o Blu Ray também possui o formato de disco, mas sua capacidade de armazenamento é muito superior.
Por esse motivo, a qualidade da imagem do filme também fica em High Definition (em tradução, Alta Definição). Dessa forma, fica compatível com o potencial dos televisores de LCD e LED mais novos do mercado. O som também é muito mais definido, aproveitando ao máximo o uso de aparelhos como o home theater.
Diferenças entre outras tecnologias
Uma verdadeira guerra tecnológica foi estabelecida na metade dos anos 2000 pela sucessão do DVD. De um lado, a Toshiba desejava a comercialização do HD-DVD, discos iguais aos anteriores, porém também com uma qualidade superior. De outro, a Sony tentava argumentar a superioridade do Blu Ray. Foi só em fevereiro de 2008 que a primeira marca decidiu abandonar a fabricação e o comércio do HD-DVD – que causou prejuízos à empresa.
O Blu Ray foi então aos poucos conquistando o restante de estúdios de cinema (que decidem o formato em que o filme será comercializado) acabaram se rendendo. Segundo declarações da Toshiba, a empresa realmente desistiu do HD-DVD após declaração do estúdio Warner Bros., de que só lançaria seus produtos em Blu Ray.
Outras grandes empresas que afetaram a divulgação da tecnologia HD-DVD foram a Play Station, que lançou o Play Station 3 com capacidade de rodar Blu Ray, sendo um dos players mais baratos na época (e ainda incluía o vídeo game). A Microsoft então lança o XBox, teoricamente rival do Play Station 3 e também não inclui o HD-DVD. A tecnologia Blu Ray é criada originalmente pela Sony e leva esse nome por causa da cor do laser usado na leitura dos discos.
Comparativos
Capacidade de um DVD (simples): 4,7GB
Capacidade de um DVD (camada dupla): 8,5GB
Capacidade de um Blu Ray (simples): 25GB
Capacidade de um Blu Ray (camada dupla): 50GB
Essa tecnologia também possui resistência a riscos (resultando numa durabilidade maior). Embora tanto o CD, quanto o DVD e o Blu Ray tenham o mesmo formato e dimensões, o que os diferencia na questão de armazenamento é o laser utilizado e o comprimento de onda.
O DVD, por exemplo, é feito com o laser de cor vermelha e tem o comprimento de 605 nanômetros, enquanto o Blu Ray, com o laser violeta (ou azul), tem o comprimento de 405 nanômetros. Um Blu Ray simples consegue armazenar até treze horas de vídeo padrão. Quanto menor o comprimento da onda, maior a capacidade de armazenamento da tecnologia.
Fotos