DHCP no Ubuntu
DCHO, Dynamic Host Configuration Protocol, é um tipo de protocolo que permite o serviço TCP/IP, que permite que seja configurado um tipo de rede entre computadores. Ele foi criado para suceder o formato BOOTP, que caiu em desuso devido as necessidades de se manter redes maiores.
Este formato foi determinação como padrão em 1993 e desde então sido utilizado sem sinais de que será substituído.
O DCHP funciona a partir do envio de uma mensagem aos computadores da rede que faz o pedido de DHCP, assim, os demais computadores ligados captura o sinal e respondem se irão aceitar o paco de configuração, aonde constará o endereço do IP e demais servidores DNS.
Quem utiliza o sistema Ubuntu, um software livre, precisa ficar atento as exigência do sistema operacional para conseguir configurar o CHCP./ como existem diversas mudanças, é necessário configurar de maneira própria e manual para conseguir operar da forma correta.
Como configurar DHCP no Ubuntu
Como o Ubuntu é um software livre, a configuração do DHCP é um pouco diferenciada. Quem está acostumado a outro sistema operacional, irá precisar de ajuda para conseguir realizar a configuração da melhor forma possível. Embora não existe muita dificuldade, é bom prestar atenção em alguns passos para não se perder e acabar fazendo coisa errada.
Existem diversos vídeos tutorias disponíveis na internet que mostram todos os passos para conseguir fazer a configuração no Ubuntu. Basta ir no Youtube e procurar pelas palavras. São vídeos em português que demonstram de forma bem didática como realizar a configuração.
É bom lembrar que dependendo do tipo do sistema operacional dos outros computadores da rede é necessário diferenciar o tipo de configuração. O usuário deve indicar sempre o formato para conseguir ter acesso à rede.
DBDesigner Ubuntu
Sobre o DBDesigner Ubuntu
Quem é profissional da área da informática, programação, ou professor sabe da importância de ter o banco de dados do computador organizado, a partir de um modelo de dados a ser seguido para que as informações não se percam em meio a tantos detalhes.
Para isso, existe o DBDesigner. Ele é uma ferramenta que ajuda a organizar o bando de dados do PC de maneira simples e rápida. Utilizando este programa, é possível detectar falhas em um determinado sistema, criar tabelas, gerar scripts, imagens, e muitas outras ações.
São dois os modelos de interface disponíveis para este programa. O primeiro é o Design Mode, que é usado para manter o modelo visual dos bancos de dados. Já o segundo modelo é o Query Mode, que é mais para trabalhar com tabelas e criação de elementos SQL.
O programa DBDesigner foi desenvolvido para o sistema operacional Windows, mas também roda no Linux. Entre as vantagens apontadas pelo próprios usuários do programa, são que ele é descomplicado para usar e tem uma ótima interface. Os contras mais indicados são que o programa carece de atualizações frequentes.
Download do DBDesigner
O download do programa não tem custo para o usuário, já que é software livre. Para Windows, qualquer bom site de downloads contém uma versão do programa, basta baixá-lo e instalá-lo como de costume, seguindo os passos indicados pelo modo de instalação.
Já para o Ubuntu, a melhor maneira de encontrar a versão compatível do DBDesigner é pelo próprio site do programa. Lá você pode escolher entre a versão para Windows e Linux, e fazer o download gratuito.
Existem alguns bons tutoriais na internet que explicam passo a passo como instalar o programa para Ubuntu. Se este for o seu sistema operacional e desejar fazer download do programa, é recomendável ler antes um desses tutoriais para aprender o processo.