DDD 61
Com todas as tecnologias que aparecem no mercado, o sistema de preço ou de cobrança é muito parecido. No início, poucas pessoas conseguem ter acesso aquele produto ou serviço inovador.
Conforme o tempo vai passando e os técnicos vão criando novas tecnologias, aquele produto anterior começa a ficar mais barato e acessível para a população.
Esse contexto faz parte da história de um equipamento que, hoje em dia, já é praticamente trivial no citidiano do brasileiro. Estamos falando do telefone, esse aparelho mágico que conecta duas pessoas em tempo real.
O telefone era um equipamento de luxo no começo da década de 90. Antigamente, no Brasil, somente pessoas ricas e políticos importantes tinham acesso ao aparelho. Ainda nos anos de 1950 e 1960, continuavam sendo poucas as famílias que tinham um telefone em casa.
Telefone mais barato
Mas o tempo foi passando e o telefone foi ficando popular. Nos anos 80 e 90, as operadoras de telefonia eram públicas, como a Telesp em São Paulo.
Nesse tempo, como você deve se lembrar, comprar uma ‘linha’ era extremamente caro, mas pagar a conta de telefone no final do mês era muito barato.
Mais anos se passaram e o cenário se inverteu, como é típico de novas tecnologias. O serviço de telecomunicações no Brasil, regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações, foi privatizado.
Como o capital privado necessita de lucro, as ‘linhas’ telefônicas começaram a ficar baratas e populares. Porém, as empresas prestadores de serviço faturavam na conta de telefone, que passou a ficar bastante cara.
Nesse contexto, fazer DDD (Discagem direta à distância), como o DDD 61, por exemplo, ficou muito caro. Logo apareceram companhias de telefone para acabar com o monopólio, e o DDD 61, que era serviço de luxo, passou a ficar acessível para a população.
Atualmente, até mesmo as operadores de telefone celular oferecem pacotes que incluem ótimas promoções para o DDD, inclusive o DDD 61, que faz ligações para um dos lugares mais importantes do Brasil.
Afinal de contas, você sabe de onde é o DDD 61?
Onde está o DDD 61
Cada área de telefonia do Brasil é relacionada a um DDD. O DDD 61 é utilizado para fazer chamadas para a capital federal, Brasília, e outras cidades da Região Metropolitana do Distrito Federal.
Brasília, que pode ser chamada pelo DDD 61, é o centro das decisões nacionais e palco de atuação dos três poderes da República, sendo eles o executivo, o judiciário e o legislativo.
A população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na região do DDD 61 é de 3,5 milhões de pessoas.
Como utilizar o DDD
Para quem está em dúvida, o DDD é o número imutável nas operações telefônicas de longa distância. Vamos simular o exemplo com o DDD 61.
Para fazer uma chamada para Brasília, você deve digitar em seu aparelho de telefone: 0 + Operadora + DDD 61 + Número de telefone.
O esquema de ligação serve tanto para telefones fixos como para números de telefone móvel.
Municípios com DDD 61
Anote alguns lugares que atendem pelo DDD 61: parte do estado de Goiás, Formosa, Cristalina, Luiziânia, cidades do Distrito Federal.
Se você quiser telefonar para qualquer órgão na Praça dos Três Poderes também deve utilizar o DDD 61.