Como se tornar um profissional de mídias sociais
Se você é muito interessado por tecnologia, novidades da Internet e está sempre antenado no que ocorre na rede, talvez tenha o perfil para ser um analista ou gerente de mídia social e outras ferramentas. Confira as dicas de como se tornar um profissional de mídias sociais.
Qual graduação devo fazer
Atividades que lidam com a Internet e com o gerenciamento de aplicativos e redes sociais são profissões que estão com tudo no momento, o que parece que só vai crescer, com o desenvolvimento cada vez maior das novas tecnologias. Muitas pessoas, então, podem se perguntar como se tornar um profissional de mídias sociais e qual a formação necessária para a entrada no mercado de trabalho.
A resposta é que não existe um curso superior específico para quem quer saber como se tornar um profissional de mídias sociais, já que várias graduações podem oferecer as ferramentas e o ensino básico sobre o assunto. Os cursos que mais têm a ver com a profissão de analista ou gerente de mídias são os de Marketing, Jornalismo, Relações Públicas, Comunicação Social, Tecnologia da Informação, Sistemas da Informação e por aí vai.
Como se tornar um profissional de mídias sociais: faça cursos da área
O mais importante na hora de saber como se tornar um profissional de mídias sociais é ter alguns conhecimentos prévios sobre o assunto, que podem ser conseguidos com cursos extras. Os mais indicados estão relacionados aos sistemas de busca, otimização de palavras-chaves, SEO, marketing digital, Google Analytics e outros que seguem o mesmo tipo.
Existem diversas aulas sobre o assunto que podem ser feitas de graça pela Internet, por meio de plataformas de ensino ou mesmo tutoriais no Youtube, basta procurar e se dedicar. Sendo uma grande dica de como se tornar um profissional de mídias sociais, não é só saber a teoria, agora é hora de colocar o que se aprendeu em prática.
Ganhando experiência na área: onde trabalhar?
A profissão de como se tornar um profissional de mídias sociais possui espaço principalmente nas agências de publicidade e assessorias de impressa, além de empresa e órgãos públicos que trabalhem com essas ferramentas. Assim, a melhor forma de aprender além da teoria é aplicar conhecimentos no desempenho do trabalho, começando como um estagiário ou aprendiz, por exemplo.
Essas pessoas podem trabalhar direto com as redes sociais, como páginas do Facebook, Linkedin e Twitter, comos sites oficiais da própria empresa ou ainda de outras empresas e com mais ferramentas online. Quem quer saber como se tornar um profissional de mídias sociais pode começar a procurar vagas por aí, com uma oferta grande principalmente nas maiores metrópoles.
Como se tornar um profissional de mídias sociais: salário
O salário de como se tornar um profissional de mídias sociais depende muito do local onde se trabalha e das atividades desempenhadas, mas de início, um analista desse tipo pode ganhar entre R$ 1000 e R$ 3000 mil reais. Conforme a especialização e importância do cargo, esse número também pode ficar maior.