Como Manter seu Computador Livre de Vírus
O primeiro passo para manter seu computador livre de vírus é baixar um bom antivírus, caso você esteja na dúvida sobre qual usar, a Folha de São Paulo libera todo primeiro semestre uma lista na qual são elencados os melhores antivírus gratuitos do Brasil, você pode optar por baixar o primeiro desta lista ou então, algum que consta nesta.
Confira mais
Após o download e a instalação correta do seu antivírus, o próximo passo é mantê-lo atualizado, de nada adianta um antivírus obsoleto, desta forma, sempre que o seu antivírus informar que precisa de uma atualização, o faça.
Tome muito cuidado com o Avast, pois há um vírus que fica dando este alerta de atualização, entretanto, quando você vai atualizar o seu antivírus, você acaba pegando um vírus que, provavelmente, te dará problemas com a conexão com a internet, neste caso, você deve remover absolutamente todos os programas e pastas que envolvem seu antivírus, para então, reiniciar o computador e navegar normalmente na internet, até o momento, o mesmo problema não ocorre com as demais versões de antivírus.
Antivírus Pago vs Antivírus Gratuito
Há muitas divergências sobre a utilização do antivírus pago e do antivírus gratuito, entretanto, optar por um destes é bastante simples, basta levar em conta o uso do seu computador, se você o usa apenas para atividades domésticas como para pesquisar conteúdos, fazer trabalho da faculdade, entrar em redes sociais, assistir a filmes no Netflix, jogar alguns jogos, enfim, se o seu uso é destinado ao uso doméstico, não há necessidade de ter u antivírus pago, visto que, caso dê algum problema grave causado por vírus no seu computador, você perderá coisas importantes que afetam apenas você próprio, entretanto, se você trabalha com o seu computador, seja criando peças gráficas como freelancer, como produtor de conteúdo, entre outros, ter um antivírus mais potente é primordial, desta forma, a versão paga é a mais indicada.
O que você não pode fazer, de jeito nenhum, é baixar um “antivírus pago” pirata, pois além de ser ilegal, você ainda, corre sérios riscos no seu computador de infecções graves.
Cuidado com os Links
É claro, a sua navegabilidade também é fator de contração de vírus, evite links suspeitos sobre conteúdos estranhos, dentre os mais comuns os da “Receita Federal”, referente ao “Imposto de Renda” é o mais comum via e-mail, enquanto os artigos sobre temas interessantes e curiosos são os mais comuns nas redes sociais. Evite propagandas muito escandalosas ou que ofertem preços muito baixos.
Peguei um Vírus!
Em grande parte dos casos, o próprio usuário pode resolver o problema da infecção com um tutorial sobre o vírus que pegou, entretanto, em tantos outros casos, é necessário que o usuário formate o computador e recorra a uma ajuda profissional.
Nos casos de vírus sobra a home do navegador, que são os mais recorrentes, você pode resolver em casa, é simples, basta apagar todos os atalhos desta internet e criar novos atalhos a partir do ícone principal.