Como investir ganhando um salário mínimo
A administração do salário mensal é uma das atividades mais trabalhosas da atualidade. A maioria das pessoas costuma ter problemas para administrar seu dinheiro, o que gera dívidas e impede o início de qualquer investimento. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, isso não tem a ver apenas com o valor do salário de cada um. Claro que, quanto mais ganhamos, mais fácil é iniciar um investimento. Mas também é possível começar a investir com pouco dinheiro. Conheça, abaixo, algumas possibilidades para se investir ganhando um salário mínimo.
Os primeiros passos para se investir ganhando um salário mínimo
Antes de qualquer coisa, é preciso analisar de maneira extremamente detalhada o seu orçamento mensal. Se você termina o mês sem dinheiro algum no bolso, fica impossível iniciar um investimento de qualquer porte. Ou seja, a primeira coisa a ser feita é colocar todo o orçamento do mês no papel, começando com as coisas inevitáveis: aluguel e contas. Depois, surgem os produtos e serviços mais maleáveis, como a alimentação, por exemplo. Obviamente, não devemos cortar alimentos essenciais de nossas listas de compras, mas é possível substituir marcas e evitar produtos supérfluos, o que já trará alguma economia no final do mês. O vestuário segue a mesma lógica. Dê preferência a promoções e marcas mais baratas. E, sempre que possível, fuja do cartão de crédito. Embora os cartões possam ser aliados em muitos casos, é mais difícil controlar o orçamento quando já começamos o mês tendo que lidar com dívidas do mês anterior.
Investimentos em poupança para quem ganha um salário mínimo
Inicialmente, tudo o que sobrar de seu salário mínimo deve ir para uma poupança. Embora tenha um rendimento um pouco inferior ao de outras aplicações, a poupança não cobra muitas taxas e tributos. Por isso, enquanto você tiver menos de R$5 mil, a melhor opção é evitar outros tipos de investimentos.
Analisando investimentos
Quando você já tiver uma quantia considerável, em torno de R$5 mil, é possível pensar em possibilidades para investir. A maioria das pessoas recorre aos chamados fundos de investimentos, compostos por diversos investidores. A vantagem, neste caso, é que as taxas e tributos são divididos entre todos. Com este dinheiro também é possível iniciar um pequeno negócio doméstico, com vendas pela internet, por exemplo. As lojas virtuais podem ser criadas gratuitamente e exigem pouca infraestrutura inicial.
O ideal é sempre ler muito a respeito do investimento pretendido. É possível fazer isso pela internet, mas tome cuidado com o tipo de site no qual você obterá suas informações. Fuja de páginas que prometem milagres sem esforço, pois isso simplesmente não existe. Uma ótima dica é o site da Bovespa, que oferece simuladores de investimentos.
Paciência e disciplina
Por fim, não se esqueça de que os investimentos precisam de muita paciência e disciplina para dar resultados. No início, tudo pode parecer um pouco frustrante, com rendimentos pequenos, mas a tendência é que os lucros de seu investimento, seja qual for, aumentem progressivamente com o tempo.