Capoeira – Música golpes Capoeira Brasil
O Brasil é um país rico em cultura e é capaz de demonstrar isso das mais variadas maneiras. Algumas expressões são através da gastronomia, diferente em diversos lugares do país. Outras são feitas por meio da música e da dança. Existem aquelas demonstradas por meio do artesanato, das construções, dos festivais e grandes eventos. Há inúmeras expressões culturais espalhadas por todos os cantos do Brasil como, por exemplo, a capoeira. A capoeira é uma mescla de esporte, arte marcial, música e arte popular, sendo praticada por várias pessoas, com gostos diferentes e objetivos também diversos. Conheça mais sobre a capoeira.
Capoeira no Brasil e suas características
Ao se pensar em capoeira, logo vem à mente a ideia da roda e música característica. Essa forte representação foi desenvolvida em terras brasileiras especialmente pelos descendentes dos escravos que vieram da África, tornando uma cultura local tão difundida e apaixonante. A capoeira se caracteriza justamente pelos seus inúmeros golpes e também os movimentos bastante rápidos, que exigem destreza e habilidade de seus praticantes em uma atividade complexa.
São utilizados movimentos como a rasteira, chutes, joelhadas, cabeçadas e cotoveladas, bem como variadas acrobacias, tanto aéreas como no solo. O que diferencia a capoeira de outras tantas artes marciais está justamente na música. Os praticantes de capoeira não apenas lutam, mas também cantam e tocam os típicos instrumentos da arte. Esta expressão da cultura é tão forte e marcante que a Roda de Capoeira, em 2014, passou a ser um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título oferecido pela UNESCO.
Músicas da capoeira
A música é, portanto, um dos principais componentes da capoeira. Esta foi a maneira encontrada por seus criadores para poderem lutar, fazendo com que os escravizadores pensassem que eles estava apenas cantando e dançando quando, em verdade, estavam treinando a defesa. A música determina tanto o estilo do jogo como também o ritmo e conta com vários instrumentos como berimbaus, atabaque, pandeiros, ganzuá e agogô. E as canções também são importantes, pois cada conteúdo determina um tipo.
A chula, cantada em qualquer momento durante a apresentação, é dividida entre a parte longa do solista e a resposta mais curta do coro. A quadra, por sua vez, é um verso igual cantado por quatro vezes, podendo ser o solista intercalando com o coro ou três versos do solista e apenas uma resposta. O corrido é quando o solista e coro são equivalentes em número de versos. E a ladainha, também chamada lamento, é o que dá início a roda. Nesta forma não se faz o jogo, nem se tocam todos os instrumentos, nem se bate palma e é, na maioria das vezes, cantada por alguém de respeito no grupo. O jogo só pode ter início após este momento.
Principais golpes do jogo
Os pés são primariamente utilizados para o ataque na capoeira e os golpes podem ser tanto diretos como giratórios. Para muitos participantes desta arte, a melhor arte do jogo é a rasteira e o ataque aplicado pelo capoeirista pode ser definitivo se feito no momento adequado.
Entre os principais golpes, tanto de ataque como de defesa, estão: meia-lua de compasso, martelo, rabo de arraia, macaco, vingativa, meia-lua de frente, relógio, s-dobrado, esquiva, banda, aú, rasteira, negativa, pião de mão, aú de cabeça, armada, cocorinha, arrastão, queixada, aú sem mão, mortal, tesoura, saca-rolha, armada, parafuso, rolé, ponteira, queda de quatro, benção, folha seca, cabeçada, joelhada, cotovelada e palma.
Grupo Capoeira Brasil
Entre os maiores e mais conhecidos grupos de capoeira do país, o Capoeira Brasil demonstra e ensina a arte, praticando o estilo Capoeira Regional Contemporânea. O grupo foi criado em 1989, em Niterói, por Mestre Paulinho Sabiá, Mestre Boneco e Mestre Paulão. Atualmente, o grupo Capoeira Brasil também está em outros países como Austrália, Estados Unidos, França, Alemanha e Países Baixos.