Audi TT
O Audi TT é um modelo esportivo de duas portas da marca Audi, estando em produção desde o ano de 1998 até hoje. Foram produzidos dois modelos diferentes, embora ambos tenham a mesma linha de pensamento de luxo e grande desempenho. A grande parte da fabricação é feita na Alemanha, com a carroceria sendo preparada nesse país, enquanto que a finalização é feita na Hungria. As especificações do tipo de corpo do carro podem ser o de duas portas coupé ou então o de duas portas roadster.
O design do modelo começou a ser desenvolvido ainda no ano de 1994, sendo que nessa época nem havia opções de transmissão automática, o que só veio a ser implementado no ano de 2003. Algumas das ideias pensadas para o Audi TT foram inclusive usadas em modelos de alta performance, porém da marca Volkswagen, como foi o caso do Golf, entre outros. O nome TT vem do inglês, Tourist Trophy, o nome de uma corrida importante do Reino Unido, que teve uma equipe de competição que posteriormente se transformaria na Audi.
O primeiro modelo, intitulado Typ 8N, foi lançado em setembro de 1998, baseado nos Volkswagens A4, com diferença apenas no pára choque, nas janelas e o design mais esportivo. Ainda nessa época, a Audi foi chamada para refazer testes de velocidade do veículo, visto que aconteceram muitos acidentes com motoristas que estavam acima de cento e oitenta por hora (considerando que é um carro de alta performance). Acabou ganhando destaque na imprensa européia por causa disso.
Mais informações
Nos anos de 2000 e 2001, acabou ganhando prêmios de carro do ano, seja em primeiro lugar ou entre os top dez de diferentes revistas especializadas. Boa parte da área motorizada do Audi TT é semelhante com a de outros produtos Volkswagen, como o New Bettle, o Bora, o Jetta e até mesmo o Audi A3, etc. Possui um excelente acabamento, detalhes impecáveis de dirigibilidade, espaço e afins, bem como um bom uso do metal e do alumínio para destaque do interior.
No ano de 2005, o Audi TT Sport foi lançado, tendo como principal diferencial a perda de peso para uma velocidade ainda maior. Em 2006, foi lançado o Typ 8J, que até hoje é produzido pela marca. Com um estilo hatchback e mais angular, esse TT também foi fabricado tanto como Coupé quanto Roadster. A suspensão desse modelo é o destaque, visto que fornece uma segurança grande na hora de dirigir. Apesar de todos esses melhoramentos, seu design é um pouco menos aerodinâmico do que os anteriores, fazendo com que a velocidade não seja tão alta em questão de segundos, porém poucas pessoas realmente procuram um carro que vá de zero a cem por hora em menos de dez segundos.
Em 2008, é lançado o TT Clubsport, porém é mais para exibição do que para venda, enquanto que a marca ainda está decidindo se iria iniciar a fabricação ainda que em menor escala. Desde 2002, diferentes modelos foram usados para disputa de corridas, bem como participação em filmes e afins.
Fotos