Renault Duster 2012
Os modelos SUV estão invadindo o mercado e caindo na preferência dos brasileiros. Até pouco tempo atrás o único carro deste modelo que se encontrava no mercado brasileiro era a EcoSport, da Ford. No entanto, o carro da Ford encontra agora forte concorrência pela Renault e Hyundai.
A Ranault lançou no final de 2011um modelo SUV mais compacto, o Duster. Ele chegou ao Brasil em outubro e já causou murmúrios desde seu desembarque. Somente nas duas primeiras semanas do mês de novembro, o Duster vendeu mais unidades do que seu principal concorrente, a EcoSport. Este foi o primeiro carro deste tipo a chegar ao mercado brasileiro, mas agora está ameaçado por novos modelos.
Design
O Duster surpreende no seu design exterior e interior. A parte da frente do carro é bruta, não possui nenhum tipo de delicadeza feminina – bem diferente da EcoSport, que era bastante preferida do público feminino pelas suas curvas suaves e arredondadas. Por outro lado, o modelo da Renault tem medidas boas para um off-road e a suspensão é reforçada.
O carro ainda possui uma versão com tração nas quatro rodas, que garante ao motorista e aos passageiros uma aventura muito maior – muito embora a proposta do carro seja feita para trafegar em lugares asfaltados.
Depois de oito anos no mercado brasileiro praticamente sem nenhum concorrente direto, a EcoSport agora precisa se preocupar com dois modelos: o Duster e o Hyundai Tucson. Uma crítica feita ao Duster é que ele é muito parecido com o carro da Hyundai – como é possível fazer a comparação em sites como o da Uol Carros.
Entre tantas semelhanças as que mais se destacam são a traseira; a altura e comprimento do veículo – que são praticamente iguais; e ambos possuem design mais bruto. Entre os semelhantes a EcoSport se destaca por ser a menor entre os dois concorrentes, possuindo apenas 4,24 metros, contra 4,31m do Duster e 4,32 metros de comprimento do Hyundai.
Preço
O preço do Duster varia de R$ 50.900 a R$ 64.600. O modelo mais caro é o 4×4 e a versão Dynamique, que possui câmbio automático. Esta versão não permite opcionais, mas vem com os seguintes itens de fábrica: freios ABS, airbags na frente, direção hidráulica, ar-condicionado, travamento de portas e levantamento elétrico das janelas da parte de trás, comandos de celular e som na parte da direção e rodas de 16” em alumínio.
Já o preço médio dos modelos da EcoSport variam entre R$ 54.790 e R$ 66.830 e da Tucson vai de R$ 65.830 a R$ 73.200.
Início de ano o brasileiro fica cheio de contas para pagar, mas em contrapartida tem a chance de trocar de carro, pegar um modelo 0 KM e ainda no modelo mais atual. Além disso, quem conseguiu guardar pelo menos uma parte do décimo terceiro salário pode investir na entrada de um veículo novo.
A versão 2012 da caminhonete da Volkswagen, a Amarok, já foi apresentada ao público. As novidades para este ano é que agora o modelo possui novos itens de fábrica e alguns opcionais.
A versão Highline – top de linha – agora conta com volante multifuncional, sensor ultrassom para rádio e alarme em sistema Bluetooth e sensor de estacionamento de série. Como opcional está disponível o rádio RNS 315 (que possui sistema de navegação e touch screen de 5”). Por outro lado, a versão Trendline conta com GPS opcional, assim como o sensor de estacionamento e volante multifuncional. O que se torna de série nesta versão é o alarme com sistema de ultrassom, mas ele é opcional na versão de 122 cv. No entanto, essa última tem tração 4×2 e tem opcional de airbag duplo.
Embora traga novas opções de adicionais e novos equipamentos de série, todos os modelos da Amarok possuem bancos de motorista e passageiro com regulagem de altura e também de profundidade do volante, além disso, os freios ABS estão inclusos em todas as versões.
As versões Highline e Trendline possuem 4 Motion – tração integral – de série e airbags duplos. O computador de bordo, retrovisores e vidros com acionamento elétricos também estão inclusos como itens de fábrica.
Por outro lado, a versão mais em conta da Amarok 2012 combina motor 2.0 TDI de 16 válvulas, com 12 cv e 34,7 mkgf de torque movido à diesel.
Preços 2012
O carro possui quatro versões: a de 122 cv; Trendline; Highline e SE, que é destinada para clientes corporativos. O primeiro modelo pode ser encontrado na versão 4×2, que custa R$ 90.890, ou na versão 4×4, que sai por R$ 94.890. A versão Trendline chega a custar R$ 105.990 e a Highline sai por um preço de R$ 123.990. O preço da SE não foi informado pela montadora. Interessou? Então passe numa revendedora autorizada da Volkswagen para conferir de perto os itens da Amarok e as opções de pagamento.
Fotos
Confira Fotos do Renault Duster 2012: