Sertanejo Universitário
Durante muito tempo o sertanejo foi visto como um gênero musical brega e era mais apreciado por pessoas mais velhas, sendo desprezado pelos jovens, que cultuavam o pop, o rock e outros estilos musicais, como o pagode, funk e forró.
Tal realidade começou a mudar na metade dos anos 90, quando duplas como João Bosco e Vinícius passaram a dar uma nova roupagem às músicas sertanejas, adicionando batidas eletrônicas e abandonando a tradicional viola caipira.
O termo “universitário” surgiu por questões mercadológicas e vale ressaltar que o sertanejo universitário não é um novo estilo musical e sim uma variação do sertanejo tradicional.
O sertanejo universitário passou a fazer sucesso entre o público jovem por ter músicas entoadas por artistas jovens, carismáticos e bonitos, tratar de temas relacionados ao universo jovem, como balada, romance, paquera, bebedeira e carros importados e também por contar com batidas eletrônicas e um ritmo mais acelerado.
Ao contrário das músicas sertanejas “de raiz”, que tratavam de relacionamentos frustrados e mágoas, o sertanejo universitário enfoca na parte alegre dos romances e, quando dão errado, na volta por cima, com idas à balada.
Duplas e cantores de sertanejo universitário
A dupla João Bosco e Vinícius, de origem sul-mato-grossense, é uma das precursoras do sertanejo universitário. Depois que suas músicas passaram a fazer sucesso entre o público jovem, uma quantidade surpreendente de duplas e cantores passou a surgir, criando um verdadeiro fenômeno no cenário musical.
Entre os nomes do gênero que mais se destacam atualmente estão César Menotti e Fabiano, Munhoz e Mariano, Maria Cecília e Rodolfo, Thaeme e Thiago, Marcos e Belutti, Jorge e Mateus, João Neto e Frederico, Henrique e Diego, João Márcio e Fabiano, Hugo e Thiago, Zé Ricardo e Thiago e Hugo Pena e Gabriel.
Diversos artistas solo também se aventuram neste cenário, fazendo igual ou até mais sucesso do que as duplas. Entre eles estão Gusttavo Lima, Luan Santana, Michel Teló e Israel Novaes.
Músicas de sertanejo universitário
A grande maioria dos artistas de sertanejo universitário cantam músicas cujas letras abordam balada, farra, diversão, mulheres bonitas, fora em homens ou mulheres que não prestam, bebedeira, volta por cima e carros importados. Entre os maiores sucessos do gênero estão músicas como Balada Boa (Tchê Tcherere), Camaro Amarelo, Hoje Não, Fugidinha, Ai Se Eu Te Pego, Lê Lê Lê, Balada Louca, Gatinha Assanhada, Louca Louquinha, Eu Quero Tchu Eu quero Tchá e Amigo da Onça.
Alguns artistas do gênero, porém, parecem fugir deste estereótipo e cantam músicas cujo tema central é o amor romântico. Luan Santana e Jorge e Matheus são os maiores exemplos e entre seus sucessos estão Te Vivo, Flor, Duas Metades e Enquanto Houver Razões.
Onde ouvir sertanejo universitário
Depois que o sertanejo universitário explodiu, a grande maioria das cidades recebeu casas noturnas dedicadas ao gênero ou então que passaram a dedicar um ou mais dias na semana ao ritmo. Assim sendo, não é muito difícil encontrar lugares para ouvir e dançar as músicas do sertanejo universitário.
Quem não é muito chegado à balada pode escutar as músicas em rádios populares, que abraçaram o ritmo, e também no Youtube, que concentra centenas de vídeos com os maiores sucessos.