Reclamação Anatel
Por que fazer uma reclamação na Anatel
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é não só o órgão que regulamenta os assuntos e regras ligados à televisão, rádio e telefonia no Brasil, mas é também a quem você deve recorres no caso de ter algum problema não resolvido por sua operadora.
Essas ocorrências registradas na Anatel geralmente acontecem em última estância, quando o usuário já tentou várias vezes resolver seu problema junto à empresa de que contratou determinado serviço.
Como funcionam as reclamações na Anatel
Para fazer seu registro na Anatel constituindo uma reclamação, você deve ter em mãos um protocolo do atendimento de sua operadora telefônica, por exemplo. Esse protocolo terá a função de identificação do seu problema para a Anatel.
A partir do primeiro dia de sua reclamação, a operadora responsável pelo seu problema, tem um prazo determinado de dias úteis para solucionar seu caso.
A intermediação de uma instituição como a Anatel oferece aos usuários mais segurança de que qualquer tipo de problema será resolvido da melhor maneira possível.
A qualidade do atendimento
É bastante comum no Brasil e em outros países, que as empresas de tecnologia e telecomunicações contratem outra empresa terceirizada para se responsabilizar pelo atendimento e solução de possíveis problemas dos clientes.
Essas empresas terceirizadas geralmente são de tele-atendimento, ou seja, o cliente liga para determinado número, se identifica, e a partir daí pode fazer solicitações ou reclamações sobre o produto que adquiriu.
Dentro das empresas terceirizadas de atendimento ao consumidor, o número de funcionários costuma ser bastante grande. Esse pode ser um dos motivos pelos quais os clientes dificilmente acham uma ligação de atendimento ao cliente agradável, ou no mínimo, simples.
A qualidade do atendimento geralmente não é das melhores e causa muito stress à pessoa que está tentando resolver seu problema. Como os funcionários das empresas de atendimento ao cliente já ouviram várias vezes os mesmos casos, e passam seis horas do seu dia trabalhando com isso, é bem provável que os novos problemas sejam desvalorizados pelos atendentes.
Esse tipo de atitude é o que causa ligações e registros de reclamação na Anatel , já que a partir disso a Anatel entra em contato com a empresa informando a ela o prazo que tem para resolver determinado problema, caso contrário, a empresa terá uma multa a pagar.
É preciso então, que as empresas de atendimento ao cliente façam maiores investimento em contratações, treinamentos, e cultura empresarial. Que imagem sua empresa quer passar ao cliente na hora que ele mais precisa de você?
Os direitos e deveres
É direito do consumidor poder fazer registro de reclamações na Anatel, mas o consumidor também tem o dever de esclarecer para o atendente do serviço de atendimento ao cliente a situação em que se encontra. Paciência e educação são requisitos mínimos nesses casos em especial. Tanto da parte do atendente quanto por parte do consumidor, já que uma reclamação não tem como ser uma coisa boa, é de bom tom que ambas as partes se esforcem para tornar a ligação o menos estressante possível. E isso depende dos dois lados da linha.