UNANET aluno online
UVA disponibiliza, em seu sistema o Uvanet para acesso online do aluno, uma série de serviços para facilitar a vida de seus estudantes.
A Universidade Estadual Vale do Aracajú (UVA) tem se destacado como um importante polo de educação na região nordeste do Brasil. Criada em 1968, a Universidade da Região de Sobral, no norte do Ceará, hoje conta com quatro campi para educação presencial: o principal em Betânia, o de Derby, de Junco e de CIDAO; além de um Núcleo de Educação à Distância denominado NEaD.
Somando todos os campi e o polo de Educação à Distância (EAD), a UVA conta com mais de 6 (seis) mil alunos regularmente matriculados. Para maior comodidade, tanto dos alunos quanto da administração da Universidade, foi criado o Uvanet aluno online, portal onde os alunos podem acessar uma série de serviços e recursos oferecidos pela instituição.
Cadastro de usuário 1
Podem acessar o portal Uvanet aluno online professores, alunos e funcionários (técnicos administrativos). Para o caso deste último, é necessário procurar pelo Núcleo de Tecnologia da Informação do campi Betânia, onde será criado o usuário e a senha de acesso.
Já no caso de alunos, estes devem procurar pela Pró-reitora de Graduação (PROGRAD) caso estejam matriculados em cursos de graduação, pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) caso sejam alunos de alguns dos programas de mestrado e doutorado da Universidade, ou ainda pela Pró-reitora de Educação Continuada (PROED) para àqueles alunos inscritos em programas de especialização. São nestes lugares que os alunos conseguem obter informações precisas de onde devem ir e o que devem fazer para conseguirem cadastrar uma senha e usuário no portal Uvanet aluno online.
Serviços ao alunos 2
Através do Uvanet aluno online os alunos tem acesso à uma série de recursos, como já dito acima. Dentre esses recursos, podemos destacar o acesso a documentos como atestado de matrícula, atestado de carga horária, atestado de nível, atestado de aluno especial, atestado de integralização de créditos, declaração de conclusão de curso, declaração de candidato à formatura, histórico escolar nas versões sujo, limpo e oficial, declaração referentes às normas de avaliação, além de 2° via de documento para acesso a biblioteca.
Por meio deste mesmo sistema, o aluno pode ter acesso à grade curricular de determinado curso, às disciplinas oferecidas por um departamento ou turma específico, além de sua própria grade de disciplinas e seu boletim demonstrativo de aproveitamento.
Matrícula em disciplinas 3
Para alunos do primeiro semestre dos cursos de graduação, a matrícula é feita de forma presencial. Já para alunos do segundo semestre em diante, independente do curso de graduação, a matrícula é feita de forma exclusivamente online, através do sistema Uvanet aluno online. Por isso o acesso ao portal é tão importante, uma vez que aqueles alunos que não se matriculam correm o sério risco de perder a vaga na faculdade.
As disciplinas obrigatórias na grade do aluno já vêm previamente assinaladas, sendo que ele deve somente confirmá-las. Já as disciplinas optativas e disciplinas de outros departamentos que interessem ao aluno devem ser pesquisadas pelo próprio estudante, para que ele consiga incluí-las em sua grade curricular do semestre.
Suporte 4
Para ajuda e resolução de problemas de natureza técnica, como problemas de acesso, os alunos devem procurar o Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) do campi Betânia. Já para questões de natureza acadêmica, é recomendado que consultem a coordenação de seus cursos.