BMW – Série 5 E60
Fundada por Karl Rapp e Gustav Otto, a BMW tinha como objetivo inicial produzir motores para aviões. Após a I Guerra Mundial, entretanto, a Alemanha ficou proibida de fabricar estes componentes.
A BMW, então, começou sua produção de motocicletas e, anos depois, começou a se dedicar aos automóveis. O primeiro deles foi criado em 1928. Atualmente, a BMW controla também as marcas Mini e Rolls-Royce. Seus modelos, geralmente esportivos de luxo, são um grande sucesso entre as altas classes de todo o mundo.
BMW Série 5 E60
A Série 5 E60 possui apenas o modelo sedan e a versão esportiva M5. O carro começou a ser comercializado em 2004 e foi o sucessor do E39.
O carro está disponível em duas versões: 530i e 550i. A 530i possui motor de 6 cilindros com 258CV de potência a 6600rpm e vai de 0 a 100km/h em 6,5 segundos. Já a versão 550i possui motor de 8 cilindros em V com 367CV a 6300rpm e vai de 0 a 100km/h em 5,6 segundos.
De equipamentos tecnológicos o carro possui direção ativa, dynamic drive, controle dinâmico de tração e de estabilidade, controle esportivo e possui um chassi muito leve. O E60 possui ar-condicionado, coluna de direção e bancos com ajuste elétrico, controle de distância para estacionamento, Bluetooth para celular e monitor de TV.
Avaliação
O E60 foi considerado diferente de qualquer outro BMW já feito. Apesar de uma proposta arriscada – os consumidores de BMWs têm fama de conservadores -, o E60 se tornou um sucesso de vendas. Muitas montadoras internacionais começaram, inclusive, a copiar partes esportivas do E60.
Muitas das inovações no design do automóvel tiveram o dedo de Chris Bangle, antigo designer da BMW. Considerado um verdadeiro artista do design, Bangle já causou muitas controvérsias no mundo automotivo. Tanto que, em 2009, ele optou por abandonar a carreira em montadoras para se dedicar à sua própria empresa de design.
Fotos BMW E60
Veja algumas fotos do Série 5 E60:
BMW X6
Sobre a BMW X6
O crossover X6, da BMW, chegou ao Brasil batizado pelo departamento de marketing com o nome de Sport Activity Coupé que, numa tradução livre significa “cupê para atividades esportivas”. A ideia da montadora alemã é que o modelo preencha um nicho do mercado automotivo ainda pouco explorado, dentro do segmento de utilitários esportivos de alto desempenho.
Design
Para isso, o X6 se apresenta dinâmico como um modelo de passeio, mas possui carroceria maior e robusta. Sua plataforma é baseada no X5, do qual herdou ainda as formas mais agressivas na dianteira, como o formato irregular dos faróis e os aros luminosos. As diferenças, por sua vez, também começam pela parte da frente, em que se visualizam enormes entradas de ar.
Na parte traseira, o caimento pronunciado a partir do teto e os pára-lamas abaulados deixam transparecer o estilo cupê do modelo. Outras características que tornam o carro ainda mais moderno são a linha de cintura alta, que contém um vinco ascendente, o defletor integrado à tampa do porta-malas, a área lateral envidraçada pequena, as lanternas que invadem a lateral e a altura elevada de rodagem.
O modelo comporta apenas quatro ocupantes de forma confortável, porque possui poltronas individuais. Isso significa que o modelo está bem diferente do estilo familiar e versátil do X5.
Versões
O X6 está disponível no Brasil em duas versões. A xDrive 35i possui motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, com injeção direta de combustível. Com isso, seu propulsor chega a gerar 306 cv e 40,8 kgfm de torque máximo. Isso significa aceleração que leva o X6 do 0 aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos e a velocidade pode alcançar os 240km/h. O modelo é equipado com caixa de câmbio automática de seis velocidades, mas as marchas podem ser trocadas manualmente no volante.
Já a versão top xDrive 50i possui motor V8 4.4 com dois turbos e injeção direta, gerando até 407 cv e 62,2 kgfm de torque. A aceleração desse top de linha leva o carro do 0 aos 100 km/h em somente 5,3 segundos e a velocidade máxima alcançada é de 250 km/h.