Pirâmide Alimentar
A pirâmide alimentar é baseada em uma escala de alimentos em que o ser humano deve consumir. Colocando como principal os alimentos primordiais para obtenção de nutrientes necessários a saúde. De forma que se estruturem esses alimentos em uma pirâmide alimentar.
Assim como são distribuídos os alimentos em degraus, essa estruturação não pode mudar a vida do ser humano se ele não estabelecer uma relação de prioridade com uma alimentação saudável, seguida de exercícios físicos. A pirâmide alimentar serve como um ponto de partida para o indivíduo direcionar sua alimentação, mas depois de estabelecido uma nova rotina de alimentar o indivíduo terá que se reeducar para que possa afastar-se de quadros de risco como a obesidade, problemas do coração, pressão alta, colesterol e outras demais patologias.
Especialistas do ramo nutricional baseiam-se nela ao estipular um receita de baixa caloria ou de enriquecimento alimentar de um paciente, impulsionando o ser humano a mudar seus hábitos alimentares errados. Que somente procuram o médico ao chegarem em situações de risco a saúde ou grande aumento de peso.
Quais especialistas utilizam a pirâmide alimentar?
Os especialistas graduados em Nutrição são os que mais utilizam a pirâmide alimentar. Eles visam adequar o ser humano a uma dieta saudável quando há casos de necessidade de emagrecimento. As dietas alimentares são recomendadas quando o indivíduo encontra-se abaixo ou acima do Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado através do peso dividido pela dobro da altura de cada paciente. A procura por profissionais nutricionais crescem diariamente, devido a uma onda de adeptos dos fast foods que são ricos em carboidratos e gorduras.
Essa cultura de consumo de alimentos com grande teor calórico vem de modelo americano, e que tem sido adotada com generosidade pela população brasileira.
Funções da pirâmide alimentar
A missão da pirâmide alimentar é reeducar o ser humano a uma postura saudável na ingestão de alimentos. Quando especialistas nutricionais estipulam uma reeducação alimentar é porque o indivíduo está em um grau de saúde debilitado, como pressão alta, obesidade, diabetes, colesterol alto, entre outras doenças de risco.
Para isso, é recomendado reestruturar o metabolismo, e quando se fala em dieta neste caso, é de mudanças rigorosas. A função principal da pirâmide alimentar é promover hábitos alimentares saudáveis. Em seguida a isto, outra recomendação médica é que o paciente alie a sua dieta os exercícios físicos que favorecem o paciente a ter uma vida saudável.
Consequências de uma alimentação sem base na pirâmide alimentar
A alimentação desregrada e sem foco traz sérios malefícios ao ser humano. Com hábitos alimentares sem base na pirâmide alimentar se estabelece um índice propicio do indivíduo desencadear problemas sérios a sua saúde. Muitas pessoas, tem recorrido a tratamentos com intervenção cirúrgica para emagrecimento, sem ao menos optar por reeducar sua alimentação e praticar exercícios. Fazem uma cirurgia aqui outra ali e não mudam a postura na hora de se alimentar e nem ao menos praticam um exercício físico, ocasionando em um retorno de peso em pouco tempo após a cirurgia.