Novo Stilo 2009
Atualmente os consumidores de automóveis têm estado muito mais preocupados com quesitos como rodagem, conforto e segurança ao dirigir e vários modelos têm sido lançados justamente para satisfazer estes motoristas tão exigentes. A Fiat é uma marca que ultimamente tem demonstrado inúmeras mudanças em seus veículos de passeio, desde melhora no desempenho até a promoção de carros muito mais competitivos e luxuosos e o Stilo é um destes automóveis. O Stilo veio para comprovar que a Fiat que possuía apenas carros populares e baratos ficou no passado, agora a preocupação da montadora está em competir de igual para igual com montadoras como a Ford e a Volkswagen.
Sobre o veiculo Stilo
A produção do Stilo iniciou-se em 2002 e o modelo apresentado era do ano seguinte, era um carro de porte médio e que competia com o Golf da Volkswagen. O projeto trouxe muita sofisticação, sendo considerado de nível internacional o automóvel possuía design arrojado e muito luxo. Sua ficha técnica incluía motor 1.8 de 8 válvulas, com potências que correspondiam a 112 cavalos. Havia também a versão 1.8 com 16 válvulas que proporcionava ao veículo 122 cavalos de potência, ambas com 4 cilindros. Em 2005 foi lançada uma versão especial para homenagear Michael Schumacher, a versão foi apresentada como Schumacher Season, inicialmente para fazer alusão às Ferraris os carros eram confeccionados somente nas cores amarela e vermelha.
A versão Schumacher do ano seguinte, 2006 ganhou algumas modificações, aderindo aos motores Flex que consistiam na utilização de gasolina e ethanol para o abastecimento. Um item que faz parte dos Stilos é o teto solar que acabou se tornando marca registrada do automóvel, lhe rendendo ares mais contemporâneos. A potência do motor também sofreu algumas modificações, sendo aumentada para 114 cavalos nas versões 1.8 de 8 válvulas. Os anos seguintes foram atribuindo aos veículos mais itens de serie e uma nova versão foi lançada em 2007, chamada de Sporting essa versão se apresentava com ar-condicionado Dual-Temp, o rádio se apresentava com mais funções, dentre elas a entrada de USB, Ipod e conectividade via Bluetooh, além das rodas de aro 17 e da direção através de piloto automático. A partir de 2008, o câmbio passou a ter duas versões: manual e automático e no design foram incorporadas lanternas novas. Com esta versão o Stilo ganhou inclusive o prêmio de Eleito do Ano.
Versão 2009
A versão de nome BlackMotion foi a melhor versão lançada até o presente momento, considerada inclusive a versão top de linha das categorias hatch médio. No ano de 2009 a Fiat resolveu inovar em todos os aspectos desde o motor, até a transmissão passando pelos itens de série. Os carros Stilo foram os primeiros a trazer para o Brasil as tecnologias de conectividade via Bluetooh e o Stilo foi o primeiro carro da Fiat a ter câmbio automático Dual-Logic. Embora se apresente com inúmeros itens que atrapalhariam o desempenho, este automóvel não decepciona. A Fiat superou todas as expectativas com o lançamento do Stilo e mostrou que possui tecnologia para lançar automóveis modernos e sofisticados.