O nosso país não é conhecido pela sua exímia velocidade na Internet oferecida pelos pacotes de dados das operadoras, com diversas opção para os mais variados tipos de usuários. Confira mais informações sobre o 4G no Brasil – como funciona.
O que é a quarta geração da telefonia?
O 4G é a quarta geração de telefonia móvel, que permite que as pessoas tenham acesso a redes de Internet de forma sem fio de uma forma melhorada quando comparada a suas versões antecessoras, o 3G e o já antigo, mas ainda utilizado, 2G. Sobre o 4G no Brasil – como funciona, ele começou a ser implantado no ano de 2013, justamente para que estivesse pronto para ser utilizado na Copa do Mundo de Futebol, que ocorreu durante o mês de julho de 2014.
Entretanto, até hoje a rede passa por manutenções no país no 4G no Brasil – como funciona, já que não é em todos os lugares que a mesma pode ser acessada. Vale lembrar que em outros locais do mundo, com exemplo o Japão, o mesmo já funciona desde o ano de 2010, estando bem mais avançado nessa tecnologia do que nós. Os leilões para que as operadoras possam operar com as faixas estão ocorrendo desde meados do ano de 2014.
Cidades que possuem o 4G no Brasil – como funciona
As operadoras que trabalham com o 4G no Brasil – como funciona são a Oi, Claro, Tim, Nextel e a Vivo, mas esta última somente no estado de São Paulo, por enquanto. A maioria dos municípios nacionais que possuem essa cobertura em nosso território são as capitais, como Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras.
Entretanto, algumas cidades com número de habitantes maior que 100 mil ou locais turísticos também estão na lista daquelas que recebem o 4G no Brasil – como funciona, como Maringá – PR, Cascavel – PR, Paraty – RJ, Barueri – SP, Domingos Martis – ES, Joinville – SP, Búzios – RJ e outras cidades.
Sobre a cobertura e taxa de conexão da quarta geração
Em comparação com a geração 3G, o 4G no Brasil – como funciona oferece uma cobertura com uma taxa de conexão que chega a ser até 10 vezes melhor do que o seu anterior. A média da terceira geração, por exemplo, é de 21 Mbps, enquanto que a do 4G pode ser de de até 100 Mbps com uma média registrada em nosso país de 50 Mbps, ou seja, pelo menos o dobro de melhora.
Entretanto, o 4G no Brasil – como funciona tem uma cobertura menor do que a 3G, já que quanto menor a sua área de cobertura, maior a frequência de seu sinal.
4G no Brasil – como funciona: mas funciona mesmo?
Apesar da promessa de melhor velocidade e experiência de conexão com a Internet, existem ainda aquelas pessoas que ficam na dúvida sobre o 4G no Brasil – como funciona. O nosso país sempre fica atrasado quando comparado a tecnologias do novo mundo, sendo que poucas pessoas ainda possuem conexão com esse tipo de geração.