O Planeta Terra Festival é um festival de música que teve início em 2007, na cidade de São Paulo, e permanece até hoje acontecendo anualmente.
O Festival
As duas primeiras edições do Planeta Terra Festival aconteceram na Villa dos Galpões, nos dois anos seguintes no parque de diversões Playcenter, depois no Jockey Club e por último no Campo de Marte. Muitos artistas e bandas conhecidas já passaram pelos palcos do Planeta Terra, entre eles Lily Allen, Kaiser Chiefs, Mika, Phoenix e The Smashing Pumpkins. Em julho de 2011, foi anunciado por meio de uma entrevista coletiva que o festival iria ganhar outras edições em outros países da América Latina. Sendo o primeiro deles no Peru, na capital Lima.
Novo Formato
O Planeta Terra Festival é considerado um evento tradicional em São Paulo. No primeiro semestre deste ano, os organizadores informaram que o evento mudaria de formato. De acordo com uma nota divulgada na época, o Planeta Terra passaria a ser regional, como é nos Estados Unidos. No Brasil, o evento aconteceria misturando atrações locais, brasileiras e estrangeiras em alguns estados. Segundo Paulo Castro, CEO Global, com o novo formato, o evento ganhará mais público de outras regiões. Também ressaltou que, com a mudança para o evento deste ano, irão conseguir atender um antigo pedido de clientes e anunciantes. Assim como anunciaram a mudança, também foi dito que o Planeta Terra Festival não descarta o fato de voltar ao modelo antigo nos próximos anos.
Os artistas nacionais que ilustraram o festival em 2013 foram Clarice Falcão, BNegão e os Seletores, O Terno e a Banda Hatchets.
A programação completa foi esta:
Palco Terra
13h45 – Hatchets
15h00 – O Terno
16h15 – BNegão
17h30 – Travis
19h30 – Lana Del Rey
21h30 – Blur
Palco Smirnoff
15h15 – Clarice Falcão
16h30 – Palma Violets
18h00 – The Roots
20h00 – Beck
Festival Planeta Terra 2014 é cancelado
Assim que foi anunciada a mudança de formato, o Planeta Terra Festival teve sua edição de 2014 cancelada, o anuncio foi feito no dia 28 de outubro. De acordo com o comunicado, o grande motivo foi o movimento de mercado causado pela Copa do Mundo e as Eleições, que prejudicaram a organização do evento, fazendo com que ficasse incompatível com a agenda das bandas.
Qualidade e referência
Em maio deste ano, foi divulgada uma nota afirmando que a partir de 2014 o festival iria acontecer de forma itinerante, tendo shows em diversas cidades do país. A organização informou ainda que a pretensão é manter a qualidade dos eventos do Terra, que é referência em transmissões ao vivo de grandes eventos esportivos e de entretenimento. O festival irá continuar no próximo ano, mas ainda não há previsão de data.
TIM Festival 2009
Na agenda de eventos como o maior evento de música pop da América do Sul desde 2003, o “TIM Festival”, chega ao fim em 2009. O cancelamento ocorreu, pois a TIM, operadora de telefonia móvel, deixou de patrocinar o festival. O evento é uma continuidade do “Free Jazz Festival”, que começou em 1985.
Outro evento relevante também foi cancelado, a TIM divulgou o fim do “Prêmio TIM de Música”.
A operadora informou que o cancelamento não está relacionado a um corte de verbas, mas que os recursos serão destinados a outras formas de comunicação da marca.
O “TIM Festival” teve seis edições produzidas pela “Dueto Produções”, dirigidas por José Mauricio Machline, também produtor do Prêmio TIM. Realizado geralmente no mês de outubro, cada edição do festival teve, em média, um gasto de R$ 4 milhões.
Presente em São Paulo e Rio de Janeiro, o festival também teve edições menores em Vitória e Curitiba.
Por outro lado, a TIM continuará patrocinando a manutenção do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, já que investiu R$ 25 milhões na construção da sala.
TIM Festival – Características
Geralmente, o “TIM Festival” é dividido em quatro palcos e tem duração de três dias. O festival é uma mistura de clássicos do jazz e músicas contemporâneas, há nomes que marcaram época e novas tendências do cenário musical.
TIM Festival – Quem já participou
Em 2003, o novo formato do festival contou com grandes nomes da música como: Gotan Project, Super Furry Animals, White Stripes, KD Lang, Beth Gibbons, Public Enemy, Front 242, 2manydjs, Peaches e The Rapture. No ano seguinte foi a vez de: The Libertines, The Mars Volta, Kraftwerk, PJ Harvey, Primal Scream, Brian Wilson, kid606, Pet Shop Boys, Soulwax e Cansei de ser sexy.
No “TIM Festival” de 2005 as atrações foram: The Strokes, Arcade Fire, Kings Of Leon, Wilco, Elvis Costello, Television, Diplo, De La Soul, Dizzee Rascal, Morcheeba, M.I.A. e Mundo Livre S/A.
Quem animou o evento em 2006 foi: Beastie Boys, Daft Punk, Yeah Yeah Yeahs, TV On The Radio, Thievery Corporation, Mombojó, Patti Smith, DJ Shadow, Black Dice, Devendra Banhart e The Bad Plus. Já em 2007, o festival contou com a participação de: Arctic Monkeys, The Killers, Björk, Hot Chip, Cat Power, Juliette and The Licks, Antony and the Johnsons, Spank Rock e Girl Talk.
A última edição do “TIM Festival” em 2008 foi recheada de grandes bandas e artistas, como: Kanye West1, MGMT, Klaxons, The National, Gogol Bordello, Junior Boyz, Carla Bley, Sonny Rollins, Tomasz Stanko e Esperanza Spalding.
TIM Festival – última edição
A última edição do “TIM Festival” ocorreu em 2008 em três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória. Em São Paulo, os shows aconteceram no Auditório do Ibirapuera com capacidade para quatro mil pessoas. No Rio de Janeiro, a evento aconteceu na Marina da Glória. Já em Vitória, o festival foi celebrado no Teatro da UFES.