Músicas Pista Sertaneja
Cada vez mais o sertanejo vem ganhando espaço nas rádios e nas baladas, tornando-se uma das grandes investidas do mercado fonográfico. Um exemplo disso é o CD Pista Sertaneja Remixes lançado pela gravadora Som Livre.
Músicas
O CD, lançado em 2011, traz em seu conteúdo 15 faixas com sucessos que invadiram as rádios nos últimos anos, como Paga- Pau, Inventor de Amores, Fugidinha, Amo noite e dia, Meteoro, entre outros sucessos. Além das músicas de grandes artistas do sertanejo, a produção conta também algumas novas revelações. Os artistas que possuem música no CD são: Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba, Maria Cecília e Rodolfo, Munhoz e Mariano, Jeann e Julio, Adson e Alana, Hugo Pena e Gabriel, João Neto e Frederico, Humberto e Ronaldo, Henrique e Diego e Tato e Edi Reis. Conta também com as interpretações de Luan Santana, Gusttavo Lima, Michel Teló e Adair Cardoso.
Vendas
As vendas do primeiro volume chegaram a mais de 50 mil cópias e esse sucesso fez com que um espaço se estabelecesse para o gênero, além de destacar cada vez mais a presença de artistas desse gênero em todo país. O sucesso foi tanto que um segundo volume foi lançado, contando com uma gama ainda maior de artistas conhecidos do grande público, assim como novos artistas.
Produção
Para que o CD chegasse ao público era preciso que houvesse uma produção em conjunto com a Som Livre, e o responsável por ela foi Mister Jam, considerado um dos maiores produtores na área da música eletrônica do Brasil e responsável por todos os remixes da mídia.
Dessa forma uniram a tendência do sertanejo universitário que começa a tomar conta das baladas e juntaram a música eletrônica. Mister Jam é um produtor premiado e conceituado, ganhando prêmios como o de Melhor Produtor Pop Dance Nacional, tendo trabalhado com artistas de grande referência no país como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Ana Carolina e Paula Lima.
O sertanejo universitário
O sertanejo universitário não é apontado como um gênero distinto do sertanejo tradicional, mas apenas uma variação. Umas das grandes características do sertanejo universitário é o estilo de músicas: mais agitadas, com letras que são facilmente lembradas e uma grande interação com o público.
No Brasil o estilo começou a ganhar espaço com a dupla João Bosco e Vinícius, que começou a apresentar músicas mais agitadas e com uma parte acústica mais valorizada. Com o tempo a aceitação por esse desdobramento do sertanejo clássico começou a ser facilmente aceita.
O termo sertanejo universitário é usado apenas por causa de marketing, pois ele tem um público de idade variada, sendo a faixa etária entre 15 e 30 anos a mais presente em shows e que mais escutam as músicas, principalmente pelo fato de tocar muito em casas noturnas.
Fotos