Johnny Cash: biografia e maiores sucessos
Nascido em fevereiro de 1932, o músico Johnny Cash é um dos maiores nomes mundiais da Country Music. Sua rica biografia deu origem ao filme Johnny & June, no qual Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon revivem a conturbada história de Cash com a cantora June Carter. Em setembro de 2013, a morte de Johnny Cash completou dez anos, com direito a diversas homenagens nos Estados Unidos. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre sua carreira e seus inúmeros sucessos.
Biografia de Johnny Cash
Filho de um fazendeiro pobre, Johnny Cash nasceu e cresceu em Arkansas. Com um pai problemático, que tinha diversos problemas com violência doméstica e alcoolismo, Cash começou a trabalhar muito cedo. Com apenas cinco de anos de idade, Johnny Cash já trabalhava pesado em campos de algodão. O jovem era muito ligado ao irmão Jack, que teve uma morte trágica após um acidente com uma serra. Na infância, Johnny Cash teve contato com a música gospel, principalmente devido à influência da mãe. Ainda pequeno, começou a tocar violão e compor suas primeiras músicas.
No tempo em que passou na Força Aérea Americana, Johnny Cash compôs seu primeiro e um dos maiores sucessos, “Folsom Prison Blues”. Após sua dispensa, Cash casou-se e se mudou para o Tennessee, onde trabalhava como vendedor de ferramentas. À noite, Cash se dedicava à música com os amigos Luther Perkins e Marshall Grant, enquanto tomava coragem para tentar a sorte como músico nos lendários estudos da Sun Records. Sua primeira visita ao Sun foi frustrante: Cash apresentou um repertório de músicas gospel, que não agradaram aos produtores. Contudo, em uma segunda tentativa, Johnny Cash apresentou músicas próprias, com um ritmo frenético para a época, conquistando os produtores Jack Clement e Sam Philips.
Principais sucessos de Johnny Cash
Desde o início, Johnny Cash apresentou gravações que se tornaram verdadeiros clássicos do Country. Dentre suas primeiras músicas gravadas estão Cry Cry Cry, Hey Porter e Folsom Prison Blues, canções que ajudaram a dar novos rumos ao gênero.
Outras músicas que fizeram muito sucesso nos anos seguintes foram Don’t take your guns to town, I walk the line, Ring of fire, Jackson e muitas outras.
Vida pessoal
No início da década de 1960, Johnny Cash passou por diversos problemas com o vício e remédios. A situação piorou nos anos seguintes, até que Cash iniciou a reabilitação com o apoio de familiares e de June Carter, que viria a se tornar sua esposa. Neste período, Cash também se converteu ao cristianismo, após uma tentativa de suicídio.
Últimas gravações
Na década de 1990, quando atraía pouca atenção das gravadoras, Cash se aproximou do conceituado produtor Rick Rubin. Em 1994, Cash lançou o álbum American Recordings, no qual gravou versões de diversos artistas modernos. O álbum se tornou um imenso sucesso de público e crítica, dando origem a mais cinco sequências. Mesmo uma década após sua morte, Cash ainda é constantemente lançado e relançado em CDs. Sua discografia já possui dezenas de álbuns póstumos.