Dicas para economizar energia elétrica
Os gastos com energia elétrica podem ser os grandes vilões do orçamento. No inverno, precisamos de mais potência no chuveiro; no verão, é a vez da geladeira consumir mais energia elétrica. Isso sem falar em computadores sempre ligados e outros aparelhos eletrônicos que, mesmo no modo standby, seguem consumindo energia. Se não dá pra evitar o consumo, podemos ao menos tentar economizar um pouco. Felizmente isso pode ser feito com atitudes simples, que não alterarão sua rotina e darão um alívio na conta do mês. Confira, abaixo, algumas de nossas dicas para economizar energia elétrica.
Economia de energia elétrica com a iluminação
Embora não costume ser a responsável pelos altos custos da energia elétrica, a iluminação tem um papel fundamental em sua conta. O primeiro passo é substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que têm o mesmo nível de iluminação, mas consomem muito menos energia elétrica. Se você utiliza iluminação externa, instale as chamadas fotocélulas, que acendem as lâmpadas apenas à noite. Para o interior da casa, uma excelente opção são os dimmers, que permitem o controle da intensidade da iluminação. Por fim, tente aproveitar ao máximo a iluminação natural, abrindo as cortinas e colocando móveis de trabalho próximos das janelas.
Economia de energia elétrica: o selo Procel
Desde 1993, os eletrodomésticos vendidos no Brasil passam por um rigoroso processo que determina os gastos com energia elétrica. Geralmente, aparelhos como geladeiras e micro-ondas recebem uma etiqueta com a escala de consumo, que vai de A a G. Quando mais próximo de A, menos o aparelho consome energia. Por isso, quando for adquirir um novo eletrodoméstico, fique atento a esta escala. Aqueles eletroeletrônicos que recebem uma avaliação excelente também costumam vir com um selo vermelho e o símbolo da Procel, que indica o menor consumo de energia.
Construção
Se você ainda está construindo sua casa, uma boa dica é prestar atenção à rede elétrica. Muitas vezes as redes elétrica e hidráulica são vistas como uma parte secundária da obra. Contudo, uma fiação ruim pode gerar fuga de energia, o que aumentará de maneira relevante sua conta de luz. Para economizar energia elétrica, preste atenção aos horários em que o sol bate no terreno, para adequar a posição das janelas. Em relação à pintura, dê preferência para tons claros, que facilitem a iluminação do ambiente.
Outros cuidados
Além dos cuidados mencionados acima, podemos tomar outras atitudes para economizar energia elétrica. É comum, por exemplo, esquecermos lâmpadas acesas, ou a televisão ligada sem que ninguém esteja assistindo. Se você tem ar condicionado em casa, faça limpezas periódicas no filtro, o que diminui o gasto do aparelho.
Na cozinha, evite deixar o fogão muito próximo da geladeira, pois o calor do fogo fará com que o motor da geladeira tenha de trabalhar mais. Em locais que têm elevador, utilize-o apenas para lances maiores. Se o deslocamento for de apenas um ou dois andares, prefira a escada – o que também é benéfico para a saúde. Se possível, tome banho nos horários mais quentes do dia.