TV Digital
Como quase todos os brasileiros, provavelmente você tem uma televisão de plasma ou de LCD. No entanto, não basta essa TV ser de alta qualidade (HD) ou a maior do mercado, se ela não tem o sinal digital.
Sobre a TV digital
Diferentemente da televisão analógica, a TV digital utiliza de um sinal de compreensão digital e modulação para o envio de imagens, vídeos e áudios apenas para os aparelhos que possuem compatibilidade com essa nova tecnologia. Devido ao sinal digital que hoje é possível notar até os mínimos detalhes de algum artista, jornalista ou qualquer pessoa que está dentro da tela, pois a recepção e transmissão são feitas em maior quantidade, chegando a passar três programas em alta definição, ou seja, sete produtos de uma televisão comum ou analógica.
As principais características de uma televisão com sinal digital são a qualidade de som, com a entrada o estéreo, e a imagem com o padrão de 1080 linhas na tela. Além dessas inovações, a interatividade e a acessibilidade tornaram-se comuns para as pessoas que tem uma TV digital, pois os programas podem ser gravados e vários canais podem ser emitidos. Outro recurso interessante do sinal digital é a possibilidade de fazer uma transmissão ou recepção em um local tanto plano quanto esburacado.
História da TV digital
Parece irreal, no entanto a primeira tentativa de criar um sinal digital aconteceu no início dos anos 70, no Japão. Foi graças à união da rede de televisão pública do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) e mais 100 estações de comunicação que foi possível a descoberta da televisão digital, pois na experiência em construir uma TV de alta definição ou como depois seria conhecida, HDTV, os cientistas notaram que a plataforma analógica não poderia ser utilizada para que um produto HD funcionasse com perfeição, devido à necessidade de uma tela grande e transmissão rápida.
Sinal de TV digital do Brasil
Apesar da TV digital já ter sido estudada nos anos 70, o sinal digital chegou a território brasileiro apenas no ano de 1996 com a televisão por assinatura SKY ou DirecTV, contudo como os produtos televisivos não eram equipados com a alta definição dos japoneses, o som e a imagem do sinal digital ainda era precário. Com início dos debates no ano de 1998 e término em 2006, finalmente a TV digital foi instalada com sucesso na cidade de São Paulo em uma cerimônia que estava presente Hélio Costa, ministro das comunicações e o Presidente do Brasil na época, Luiz Inácio Lula da Silva. Devido à entrada da companhia italiana de telecomunicações, Screen Service, os brasileiros começaram a ter mais acesso ao sinal digital em outras regiões do país.
Antena, Conversor e Receptor para a TV digital
Uma das alternativas encontradas para utilizar o serviço do sinal digital e não comprar uma televisão que já venha com o padrão digital, surgiu um conversor que assimila e transmite o sinal digital para uma TV comum. Além do conversor, o receptor também pode ser adquirido no comércio brasileiro. Outro produto que é imprescindível para que o sinal digital seja bem recebido é a antena, pois a antena analógica não consegue transmitir o padrão digital. Apesar da necessidade de comprar um receptor, um conversor e uma antena, a televisão digital vale à pena, principalmente devido à sua imagem e som muito parecidos com a realidade.
Fotos
Confira Fotos da TV Digital: