Fiat 500
Em 2007 a Fiat decidiu relançar no mercado, totalmente repaginado, o carro que fez sucesso na Itália e na Europa durante anos, o Nuova 500. Na época – sendo que a versão mais moderna foi fabricada entre 1957 e 1975 – o carro era charmoso, com design esporte e muito compacto. Atualmente não daria para lançar um carro tão diminuto e por isto suas dimensões foram aumentadas.
O 500 (lê-se cinquecento, o número 500 em italiano) na versão 2010 chegou ao Brasil em outubro de 2009, com quatro versões disponíveis. Enquanto que na Itália o veículo era popular e barato, por aqui ele não sai por menos de R$60.000 e isto por conta da distância entre Polônia e Brasil, uma vez que o carro é fabricado por lá, e também por seu perfil charmoso, de luxo e das diversas funcionalidades e itens de série. Para se ter uma ideia, das 500 concessionárias Fiat no Brasil, apenas 150 – consideradas Premium – comercializam o carro.
Fiat 500 – versões
O Fiat 500, um hatchback que chegou ao mercado brasileiro para competir com o Smart For Two e o New Beetle da Volkswagen, foi lançado em quatro versões, todas com motor 1.4, sendo Lounge, Lounge Dualogic, Sport e Sport Dualogic.
O 500 só é vendido na versão duas portas e os carrinhos têm 3,55 metros de comprimento por 1,63 de largura. Ao contrário de seu antecessor, o 500 atual é bastante alto, chegando aos quase 1,50 metros de altura.
A grande vantagem deste relançamento da Fiat é a enorme quantidade de itens de série, além de diversas funções de segurança e que garantem melhor dirigibilidade.
Itens de série – modernidade e segurança
Os 500 podem sair de fábrica com câmbios manuais, de seis velocidades, ou então na versão Dualogic, que conta com cinco marchas. Todas as versões também já vêm equipadas com o moderno sistema de navegação Blue & Me, que pode ser acionado por comandos de voz ou através de botões no volante, que permitem a leitura de mensagens de texto, realização de chamadas e escolha das músicas de sua preferência. Por falar em música, o Cinquecento também vem equipado com som com rádio, entrada para CD e MP3.
O Fiat 500 2010 apresenta diversos mecanismos e itens que tornam o carro ainda mais seguro e moderno. O hatch pode ser personalizado com até sete airbags, sendo dois na frente, dois nas laterais, dois nas janelas e um na altura dos joelhos do motorista. Os freios ABS garantem as paradas mais seguras, com total controle do motorista sobre o carro, e o moderno sistema Hill Holder é excelente para motoristas de primeira viagem, pois mantém o carro parado em subidas ou descidas até que haja força suficiente para a arrancada, sem se deslocar para frente ou para trás.
Compõem ainda os itens de série o volante de direção elétrica Dual Drive e o sistema ESP, que estabiliza o carro mesmo em manobras bruscas ou curvas acentuadas.
Opcionais e preços – Fiat 500
Quem quiser pode deixar o 500 ainda mais luxuoso, com ar-condicionado digital, teto solar elétrico e frisos exclusivos, entre outras opções.
O Fiat 500 Sport na versão manual é o mais barato entre as quatro versões, saindo a partir de R$62.870. Em seguida, no quesito preço, vem a versão Lounge, também com câmbio manual, por R$64.900. As versões Sport e Lounge com câmbio Dualogic custam, respectivamente, R$66.930 e R$68.970.
Fotos
Confira Fotos sobre Fiat 500 2010: