Reclamar na Anatel

links patrocinados

Reclamar na Anatel

Reclamar na Anatel

Por que reclamar na Anatel

A Anatel – Agência Nacional das Telecomunicações – é um órgão do Governo Federal criado em 1997 juntamente com a Lei Geral das Telecomunicações.

É a autarquia do governo incumbida de gerenciar as operações de telefonia, televisão, tv a cabo, rádio e comunicação em geral.

Qualquer informação necessária sobre estas áreas deve ser pesquisada junto ao órgão. Inclusive as tão temidas reclamações na Anatel .

E estas reclamações são muitas, todos os anos. A Anatel faz um trabalho bem rigoroso de melhoria dos serviços junto às empresas. Mesmo assim, reclamar na Anatel é um costume dos brasileiros.

Principais motivos na hora de reclamar na Anatel

Os motivos para se reclamar na Anatel são inúmeros. Os mais comuns são contra a cobrança indevida das operadoras, não atendimento das mesmas na hora de fazer reparos, má qualidade dos serviços, dificuldades nos atendimentos por telefone, falta de informação, entre outros.

Anatel

Até mesmo para cancelar um plano de telefonia, por exemplo, é complicado. Como não querem perder os clientes, as companhias fazem de tudo para segurá-lo. Até o consumidor perder a paciência e reclamar na Anatel.

A reclamação na Anatel e as empresas

Dentro das empresas há uma política de tentar evitar ao máximo as reclamações. O problema é que, em muitos casos, não é o funcionário quem falha, mas o serviço que é de má qualidade.

Reclamar na Anatel e as empresas

Mesmo assim, o funcionário que tiver uma reclamação relacionada ao seu nome na agência fica sujeito, até mesmo, a demissão. Claro que é feita uma análise detalhada dos motivos.

Mas cada reclamação traz prejuízos grandes às empresas. Inclusive financeiros. Portanto, caso você seja funcionário de alguma empresa do ramo e ainda não tem conhecimento destes procedimentos, tome cuidado em seu atendimento.

Ações da Anatel para melhorar os serviços e o ranking das reclamações

Principais reclamacoes

A Anatel divulga rankings periodicamente para manter os usuários dos serviços de comunicações informados sobre quais empresas possuem mais reclamações na agência.

No último ranking de telefonia móvel, a Brasil Telecom ficou na frente. É claro que a Brasil Telecom quase não tem usuários e tem sua imagem relacionada a Oi. Por isso, em muitos casos é a OI quem sofre com as reclamações da BRT. No ramo das Tv a cabo, a Oi TV lidera o ranking.

A Anatel aplica grandes multas às empresas quando o número de reclamações ultrapassa o máximo permitido. Em alguns casos a multa funciona e a empresa resolve o problema.

Em outros casos a empresa paga a multa uma, duas, até três vezes, mas como não tem condições de melhorar o serviço fica constantemente sob as reclamações dos usuários.

De qualquer forma a Anatel está aberta para quem quiser reclamar dos serviços prestados pelas companhias. Caso você queira reclamar na Anatel, acesse o site da organização, preencha um breve cadastro e faça sua reclamação.

Certamente ela ajudará a instituição a aplicar as medidas corretas para melhorar o sistema de comunicação brasileiro, que infelizmente, é um dos piores do mundo.

Por que reclamar na Anatel Como Reclamar na Anatel

Pesquisar