Vida Saudável
Mais que viver por longos anos, a qualidade de vida se finca como meta para os brasileiros. As pessoas no País e no mundo têm vivido mais tempo graças aos avanços tecnológicos e da medicina, além da adoção de medidas que tornem a vida saudável. Até porque ninguém quer aproveitar esse tempo a mais doente e sim bem disposto para curtir com a família e amigos.
Alimente-se bem!
A alimentação é uma parte muito importante na vida saudável. O sabor deve estar aliado à nutrição e nisso a natureza fez um ótimo trabalho, por isso, prefira uma mesa repleta de frutas, vegetais e cereais.
A dieta balanceada é pobre em gordura e produtos industrializados e não precisa ser radical, apenas mais consciente por meio de substituições. No caso dos refrigerantes e sucos prontos, por exemplo, prefira os sucos naturais.
Além disso, alimentos integrais invés de carboidratos também é uma boa pedida para manter a vida saudável e a forma. Eles demoram mais a serem digeridos e assim saciam mais e melhoram o funcionamento do intestino.
O cardápio da vida saudável inclui ainda anti-oxidantes que dentre diversos benefícios ajudam a evitar o envelhecimento e eleva a resistência do organismo às infecções. Coma menos e várias vezes ao longo do dia, sendo o ideal a cada três horas.
Movimente-se mais!
Sair da frente do computador ou da televisão ajuda a garantir mais qualidade de vida. Portanto, mexa-se! Caminhada, corrida, natação, musculação… tanto faz. Pelo menos 30 minutos do dia deve ser reservado a uma atividade física.
Além de manter o condicionamento físico e o peso, também ajuda a diminuir o estresse o que garante a saúde mental. Mente longe de preocupações favorece maior disposição e motivação para viver e desempenhar as atividades do cotidiano.
Vícios são obstáculos para vida saudável
Para quem quer realmente uma vida saudável, os vícios devem ser abolidos. O fumo ou ingestão de álcool em excesso pode acarretar em diversas doenças, sendo que diversos cânceres são ligados ao consumo exagerado de álcool e cigarro.
Quem fuma e até mesmo quem frequenta lugares com fumantes está predisposto a males ligados ao aparelho pulmonar e o sistema circulatório. Enquanto que o álcool pode agredir o fígado e o pâncreas.
Relaxe!
O cotidiano não deve ser encarado como uma batalha. Não leve como filosofia “matar um leão por dia”. Assim, você diminui as chances de um infarto, gastrite e outras doenças.
Mente sã favorece a vida saudável, então, procure uma “válvula de escape” para os seus problemas. Fazer o que gosta, um hobbie, ser positivo e olhar o cotidiano com bom humor promoverá momentos muitos mais felizes e uma vida com mais qualidade.
A vida saudável depende das escolhas. Uma alimentação adequada, práticas de atividades físicas e hábitos que vão sendo adquiridos ao longo da vida é que serão responsáveis por uma velhice ativa, sem doenças e com muita disposição. Sempre é tempo para começar uma mudança de costumes e postura diante a vida. Portanto, procure sempre relaxar.