Vacinas que Todo Adulto Precisa Tomar
Em todas as fases da nossa vida ficamos suscetíveis a diversos tipos de infecções causadas por bactérias e vírus, que quando não são tratados de forma adequada, acabam causando transtornos para a nossa saúde. As doenças crônicas que se manifestam durante a vida adulta indicam que algo está errado com a saúde e que é importante que o indivíduo se vacine. Confira aqui algumas vacinas que os adultos precisam tomar e que são muito importante que estejam presentes na sua carteira de vacinação.
Vacina para difteria e tétano – dupla tipo adulto
Uma vacina que todo adulto precisa tomar é a dupla tipo adulto para tétano e difteria. Isso porque a difteria é causada por bactérias que afetam o sistema respiratório, causam dores de cabeça e febre. Em casos mais graves e sérios da doença, ela pode evoluir para uma inflamação no coração. Já a bactéria que causa o tétano acaba causando espasmos involuntários e compromete os músculos. Por isso, se a doença não for tratada de forma precoce e de maneira correta, pode acontecer uma parada cardiorrespiratória por causa especialmente do comprometimento do diafragma.
Confira mais
Uma das formas mais comuns de contágio do tétano é machucar o pé com prego ou agulhas enferrujadas. São duas etapas da vacinação contra difteria e tétano. A primeira é feita em três doses na infância, com intervalo de dois meses entre as aplicações. A segunda etapa da vacina deve ocorrer a cada dez anos, para que a imunidade continue eficaz. Por isso, verifique agora mesmo a sua carteira de vacinação e caso não tenha tomado essa vacina corra para o posto de saúde mais próximo da sua casa.
Vacina Tríplice viral – Caxumba, sarampo e rubéola
O sarampo é uma doença caracterizada principalmente pelo aparecimento de manchas vermelhas no corpo. O contágio acontece através da via respiratória. Por isso, apesar da baixa taxa de mortalidade, é importante que os adultos sejam imunizados para proteger as crianças com quem convivem da doença. A rubéola é uma doença caracteriza pelo aparecimento de manchas avermelhadas na pele e pelo aumento dos gânglios e é muito perigosa para mulheres gestantes, já que o vírus pode acabar prejudicando a formação do bebê. Já a caxumba, é mais comum em crianças e é muito conhecida por deixar o pescoço inchado. Mas apesar disso, a doença apresenta casos bem mais graves nos adultos, podendo assim causar encefalite, inflamação nos ovários ou nos testículos, meningite e surdez. Por isso, se você nasceu depois do ano de 1960 e se não tiver recebido as duas doses recomendadas pelo Ministério da Saúde, é importante que tome a vacina tríplice viral. Também é importante que mulheres que não foram imunizadas, que pretendem ter filhos ou que nunca tiveram rubéola sejam vacinadas um mês antes de engravidar.
Vacina contra a hepatite B
Até completar 24 anos, qualquer pessoa pode tomar a vacina contra a hepatite B de forma gratuita em qualquer posto de saúde. A vacina também é de graça quando o adulto faz parte de algum grupo de risco. Vale ressaltar que tomar a vacina contra a hepatite B é importante porque a doença em geral não costuma apresentar sintomas, mas ela pode causar até mesmo câncer no fígado.