UFRJ: Cursos mais concorridos
A Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida pela sigla UFRJ e também como Universidade do Brasil é atualmente, a maior universidade federal de todo o território brasileiro e está entre as três melhores universidades brasileiras. Além disso, a universidade está em oitava posição no ranking das melhores universidades de toda a América Latina.
Confira mais
Fundada no ano de 1920, a Universidade Federal do Rio de Janeiro é reconhecida internacional e nacionalmente pela sua excelência no campo de pesquisas e também no quesito ensino. Além disso, a UFRJ foi a primeira universidade federal a ser criada no país e serviu de modelo para todas as outras que foram criadas.
A universidade conta hoje com cerca de 580 cursos de pós-graduação, 157 cursos de graduação e ainda com nove unidades hospitalares, mais de 40 bibliotecas, sete museus e centenas de laboratórios.
A sede da UFRJ está localizada no Rio de Janeiro, mas possui campus em outras dez cidades.
Algumas das mais importantes e reconhecidas personalidades brasileiras formaram-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro, como o arquiteto Oscar Niemeyer, os médicos Osvaldo Cruz e Carlos Chagas e ainda os autores e escritores Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Jorge Amado.
Cursos mais concorridos da UFRJ
O último vestibular realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, recebeu 124.778 inscrições. Vale ressaltar que a universidade foi a mais procurada pelo SISU- Sistema de Seleção Unificada, usado como método de ingresso na universidade.
O curso mais concorrido da UFRJ no último vestibular foi o curso de Medicina. Em segundo lugar ficou o curso de Engenharia de Produção, seguido do curso de Engenharia Química.
Para se ter uma ideia da ampla concorrência na universidade, a nota de corte para o curso de medicina foi de 85,25.
Modos de ingresso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Recentemente, a Universidade Federal do Rio de Janeiro adotou o sistema SISU e também o ENEM como método de ingresso na universidade. Isso quer dizer que só poderão ingressar na instituição estudantes que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.
Para o próximo vestibular, apenas 30% das vagas são destinadas aos candidatos que terminaram o ensino médio estudando em escolas da rede pública. Além disso, este aluno deverá ter e comprovar uma renda familiar inferior a um salário mínimo.
O ingresso em algum dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro também pode ser feito por meio de reingresso e também de transferência externa. Além desses métodos, é permitida a transferência interna entre cursos.
Mais informações sobre a UFRJ
Quer mais informações sobre os cursos disponíveis de graduação e de pós-graduação, e também sobre as provas de vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acesse o site da instituição UFRJ. Lá você também tem acesso ao edital das provas e ainda confere todas as datas do calendário acadêmico da universidade.
Você ainda confere todos os meios de ingresso que estão disponíveis na Universidade Federal do Rio de Janeiro.