Tabela de Calorias
A preocupação constante com a saúde e o bem estar se tornou um assunto importante com o passar do tempo, sendo hoje indispensável refletir sobre os hábitos alimentares praticados por cada um. É de conhecimento geral que as atividades físicas aliadas a uma boa alimentação regulam o funcionamento do organismo e resultam em uma boa forma física. A quantidade necessária de calorias a serem ingeridas dependerá da rotina e estilo de vida que o indivíduo leva, sendo assim, uma rotina mais agitada exigirá uma ingestão maior de calorias que deverão ser gastas no decorrer do dia, e um estilo de vida mais calmo deverá ser composto por alimentos mais leves e não tão calóricos.
Um grande questionamento diário na vida das pessoas que querem regular sua alimentação é justamente este: como mensurar as calorias de cada alimento? Para responder esta pergunta foi criada a tabela de calorias.
Sobre a tabela de calorias
No intuito de uma maior transparência sobre as calorias ingeridas de cada alimento, a tabela de calorias foi criada. Algumas delas são separadas por grupos de alimentos, outras trazem apenas os alimentos mais consumidos. O fato é que, com estas tabelas, se pode ter uma noção das calorias ingeridas e assim criar um parâmetro de alimentação adequada. Com a tabela podemos saber, por exemplo, que um dente de alho (7 calorias) é mais calórico que um prato de sobremesa de alface (6 calorias).
Quantidade calórica indicada
Para se definir melhor a quantidade de calorias que devem ser ingeridas e o seu limite, uma análise sobre o indivíduo é necessária, sendo estes fatores de análise seu peso, sua idade, sexo e também a quantidade de atividade física que pratica. O consumo ideal para um adulto é de cerca de 1800 calorias para homens e 1500 para mulheres. Para se iniciar um processo de perda de peso é necessário que se reduza 5% a 10% as calorias comumente ingeridas, caso a redução seja maior que as porcentagens indicadas, o indivíduo sentirá fome e não conseguirá respeitar os limites calóricos. O inverso também é válido, no caso de ganho de peso é necessário que seja feito gradativamente para que não se desenvolva problemas de saúde.
Falsas informações
As informações que figuram as tabelas nutricionais podem nem sempre ser verdadeiras. Especialistas alertam que é necessário tomar cuidado na confiabilidade dessas informações dos produtos, pois elas podem muitas vezes estar até 25% acima do total de energia que realmente fornecem. Muitos cientistas afirmar que o método usado para a medição dessas calorias é arcaico, pois este não leva em consideração a energia que se gasta na mastigação, assim como também na digestão. Por tanto, este método, que foi criado por volta de 1889, deve ser substituído por um novo e mais preciso.
A importância médica
É importante lembrar que nenhuma prática deve ser feita antes de se consultar um médico especializado. Ele será o responsável mais apropriado para calcular as calorias necessárias na alimentação, assim como orientar sobre exercícios físicos, grandes aliados no processo de saúde e bem estar.