Segunda Fase Vacinação H1N1
Informações sobre a gripe H1N1
A influenza A, é acarretada pelo vírus H1N1 do tipo A. Esta gripe ficou conhecida como “Gripe Suína”, pois o vírus que a provoca é uma combinação genética do VÍRUS humano, com o aviário, com o suíno. Pode haver contaminação pelo contato direto com os animais, porém a gripe não é transmitida se a carne for cozida, pois o vírus morre em temperaturas altas (acima de 71° Celsius). Em decorrência da novidade desta VIROSE, o Governo Federal, está ofertando vacinas para imunizar a população desta gripe. Seja na primeira ou na segunda fase da vacinação H1N1, não deixe de tomá-la.
Sintomas
O principal sintoma da gripe H1N1 é a febre alta (acima de 39°). Dor muscular, de cabeça, irritação na garganta, incômodo nas articulações, coriza, falta de apetite e tosse são outros sintomas provenientes dessa doença. Em alguns casos, o contaminado pode apresentar diarréia e vômito. Portanto, os sintomas dessa “gripe suína” são muito semelhantes aos da gripe comum, levando as pessoas a demorar a procurar um médico. Por isso deve-se reforçar a necessidade da prevenção, ainda dá tempo de se vacinar na segunda fase de vacinação da H1N1.
Vacinação
A , Segunda fase vacinação H1N1, teve inicio no dia 22 de Março, e encerrará no dia 2 de Abril. O Ministério da Saúde oferta a vacina gratuitamente para três grupos de risco:
Gestantes: devido aos anticorpos passados através da placenta para seus filhos, é imprescindível um cuidado redobrado.
Crianças de seis meses a dois anos de idade: em decorrência da fragilidade desse grupo, a segunda fase da vacinação contra a H1N1, ocorre em dois momentos, sendo a vacina, repartida em duas, aplicadas com um intervalo de trinta dias.
Pessoas com doenças crônicas (diabetes…): por vezes uma doença supérflua acarreta em óbito para os representantes desse grupo, sendo assim a imunização deles é IMPRESCINDÍVEL.
Além desta segunda fase de vacinação da H1N1, estão previstas mais três etapas, estendendo os grupos de risco para adultos com idade entre 20 e 39 anos.
Perguntas mais frequentes sobre vacinação contra a H1N1
– Quais são as contra-indicações da vacina?
Alérgicos a ovo de galinha ou mercúrio e pessoas que estão com febre.
Quais são as reações da vacinação?
A pessoa pode ficar febril nas primeiras horas após a aplicação (de 24 a 48 horas depois).
Quem já estiver com a gripe, pode tomar a vacina?
Levando em conta que um dos sintomas da gripe é a febre, os gripados não devem receber a dose de vacina.
Há riscos para o bebê quando a mãe grávida toma a vacina?
Muito pelo contrário, a vacina imunizará à criança, que nascera praticamente imune a doença.
Eu já tomei a vacina na primeira fase, posso tomar novamente na Segunda Fase Vacinação da H1N1?
Não, pois a eficiência da vacina é de 1 ano.
Dicas para evitar a Gripe Influenza A
Para você que não se enquadra nos grupos de risco para a segunda fase da vacinação contra a H1N1, vale ressaltar os cuidados que você deve tomar:
– Lavar frenquentemente as mãos com sabão e desinfetá-las com álcool;
– Evitar tumulto de pessoas;
– Não fazer uso de talheres, copos ou objetos pessoais compartilhados;
– Assim que surgir qualquer sintoma, procurar um médico imediatamente.