São Paulo Emprega
São Paulo é uma cidade famosa por ser um centro urbano com grande capacidade de geração de empregos. Pensando nisso, o Governo Estadual lançou um programa online de auxílio aos desempregados, ou seja, um site que disponibiliza a busca online de ofertas de empregos. O sistema, que possui caráter gratuito e atinge toda a cidade de São Paulo e a sua região metropolitana, funciona como um cadastro de currículos.
Todavia, também permite que os cidadãos tenham informações sobre o Seguro-Desemprego, procurem cursos de qualificação e tornem seus currículos disponíveis para o Sistema Nacional de Emprego.
Os contratantes que anunciam suas vagas no site São Paulo Emprega possuem a opção de adquirir um espaço para que suas vagas sejam vistas com mais facilidade.
Como deixar o seu currículo mais atrativo?
Para responder a esta pergunta, o site São Paulo Emprega oferece diversos conselhos para que os desempregados deixem seus currículos muito mais chamativos e interessantes para a empresa que está à procura de um novo funcionário.
Primeiro passo é construir um currículo com todas as informações básicas sobre sua vida, tais como: nome completo, endereço, telefone, escolaridade, histórico profissional e suas qualificações pessoais e profissionais.
Importante ressaltar que a parte de qualificações seja escrita de forma breve e concisa, informando apenas as qualidades essenciais para a vaga de emprego.
O currículo deve ser claro, sem erros de ortografia, nítido e curto. Coloque apenas as informações realmente necessárias.
Só anexe foto e pretensão salarial em seu currículo se for solicitado pela empresa contratante.
Programas de empreso dentro do São Paulo Emprega
Dentro do programa São Paulo Emprega existem as opções específicas para a contratação de jovens, ex-presidiários e deficientes. Veja abaixo mais especificamente cada um dos canais:
O Portal Aprendiz é um canal que oferece oportunidades de empregos para jovens estudantes com a idade variável entre 14 e 24 anos. Para que o jovem possa participar, é necessário que ele esteja matriculado em cursos técnicos profissionalizantes, no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Todo o processo de cadastro de currículos, seleção e preenchimento da vaga acontecem de forma gratuita, possibilitando a chance de um jovem, apto a trabalhar, ser ingressado no mercado de trabalho.
O jovem aprendiz contratado terá os mesmos benefícios dos demais empregados da empresa, se diferenciando de um estagiário, por exemplo.
Entretanto, só poderá ficar em uma determinada empresa pelo período de dois anos consecutivos.
Existe também o programa Jovem Cidadão que é oferecido para pessoas de 16 a 21 anos, das regiões metropolitanas de São Paulo. Assim como o Portal Aprendiz, seu objetivo é abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens. Neste caso, os contratados não possuirão um vínculo trabalhista com o empregador. O trabalho será realizado por meio de um estágio remunerado.
O programa direcionado aos egressos do sistema penitenciário e aos jovens que foram submetidos a medidas sócio-educativas visa colocar ou recolocar estas pessoas no mercado de trabalho. Neste caso, o cadastro deve ser feito pessoalmente nos postos de atendimento ao Trabalhador (PAT) ou em Centrais de Atenção ao Egresso e Família.
O candidato que não comparecer a cinco entrevistas de emprego terá o cadastro suspenso.
Para a realização do cadastro, é necessário que a seguinte documentação seja apresentada: RG, CPF, comprovante de residência, telefone, carteira de trabalho e PIS.
Além disso, o São Paulo Emprega criou o PADEF, que objetiva ajudar deficientes físicos a ingressarem no mercado de trabalho. Fora a realização do cadastro, o programa auxilia a relação entre contratante e contratado e promove ações de integrações com a sociedade.
Para você que se interessou pelo programa, cadastre-se no site do Emprega SP.