Resultado Eleições 2012 em Campinas
Campinas localiza-se a noroeste do Estado de São Paulo e tem a terceira maior população do Estado, ficando atrás apenas de Guarulhos e a capital, com cerca de um milhão de habitantes. Em união com São Paulo, Campinas faz parte da primeira macro metrópole do hemisfério sul. A Princesa D’Oeste, como é chamada pelos moradores da região, foi fundada em 1774 e com 237 anos de idade é uma das cidades mais influentes no território nacional e responsável por, uma média de 15%, de toda a população científica do Brasil, sendo o terceiro maior centro de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Desde a década de 30, no século XX, a indústria e o comércio são as principais fontes de renda para os cidadãos, fazendo com que o local seja considerado a décima cidade mais rica do país.
Além do grande número de indústrias na região, Campinas também tem vários pontos turísticos como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna, o Museu de História Natural, o Parque Portugal, o Planetário e a Torre do Castelo, que permite os visitantes ter uma visão panorâmica de toda a cidade. Na área musical, Campinas é a sede de uma das melhores Orquestras do Brasil: a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Além dos grandes atrativos artísticos e culturais, a cidade tem umas das melhores instituições superiores do mundo, a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).
Pedro Serafim Júnior (PDT) é o atual prefeito de Campinas, após cinco votações indiretas para escolher o representante do povo na prefeitura da cidade, em menos de nove meses. Em maio de 2011, o Ministério Público descobriu um esquema que resultou na denúncia de um possível esquema de fraudes e corrupção que envolveu o, então prefeito, Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), que havia vencido a reeleição em 2008 com 69% dos votos. Com o voto de 22 vereadores, dos 33 oficiais na Câmara Municipal de Campinas, Serafim foi eleito e assumiu a prefeitura da cidade em dezembro de 2011. Apesar da vitória na eleição ano passado, Pedro Serafim ficará pouco tempo no cargo. Em outubro desse ano acontecerão as eleições nacionais para prefeito e vereadores nas mais de 5,5 mil cidades que cobrem o território brasileiro.
No Partido dos Trabalhadores (PT), o nome que disputará as eleições é o professor de economia da UNICAMP e presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), Marcio Pochmann. O PSB, Partido Socialista Brasileiro, terá em sua chapa o candidato Jonas Donizetto e vice-prefeito Paulo Eduardo Moreira Rodrigues Silva, Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da UNICAMP, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Além desses três partidos, o Partido Verde já escolheu o biólogo Rogério Menezes, para concorrer nas urnas. O vereador de Campinas, Dário Saadi, está na disputa com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Embora não tenha candidatos para as eleições para prefeito esse ano, o PP, PSC, PCdoB e o PMN farão coligações com outros partidos para tentar eleger um vice-prefeito. Com a cassação do mandato do ex-prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, o PDT tem como candidato a reeleição, o atual prefeito, Pedro Serafim Júnior. O Partido Socialista (PSOL) decidiu pelo registro do sindicalista Arlei Medeiros como representante do partido nas eleições para a prefeitura de Campinas e Fernanda Lisboa como vice. O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) lançou a candidatura de José Ferreira Campos Filho. O PSTU tem como candidata Silvia Ferraro, que é professora estadual. O pleiteante para o Palácio dos Jequitibás a vice-prefeito da chapa do PSTU é o ex-trabalhador da Refinaria de Paulínia (Replan), Marcos Margarido.
A eleição para prefeito e vereadores, em todo o território nacional, será no dia sete de outubro desse ano. Caso seja preciso o segundo turno, o pleito acontecerá após três semanas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos têm até o dia cinco de julho, nessa quinta-feira, para registrar o seu candidato e no dia seguinte, 6, as campanhas eleitorais poderão iniciar.
Fotos
Confira Fotos do Resultado Eleições 2012 em Campinas: